quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Praça Batista Campos resplandece para o Círio






A Praça Batista Campos, uma das mais aprazíveis de Belém, recebe nesta quinta-feira (06), às 18h, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) o projeto “Um Presente para Belém“. A iniciativa vai transformar a praça numa rande árvore de Natal, integrando-a ao espírito do Círio e antecipando as festas natalinas. (Vejam, acima, as fotos feitas pelo blog no início desta madrugada, mostrando parte da praça, com a iluminação ainda em fase de teste. Cliquem em cada uma, para ampliá-la)).
A iluminação natalina lembrará cometas, estrelas, laços, sinos, anjos, sagrada família e Nossa Senhora de Nazaré. As luzes ficarão acesas a partir das 18h, desligando-se automaticamente às 6h da manhã, durante todas as noites do período da Festa de Nazaré, ou seja, do dia 6 ao dia 23 de outubro. A cerimônia de inauguração do projeto será realizada no palco montado ao lado do coreto central da praça Batista Campos.
De acordo com o superintendente regional do Serviço Social da Indústria Pará (Sesi) e idealizador do projeto, José Olímpio Bastos, o objetivo é transformar e simbolizar a Praça Batista Campos como uma grande árvore de natal e, ao mesmo tempo, consolidar a tradição do Círio de Nazaré como Natal dos paraenses. “Assim que acendermos de forma espetacular toda a praça entre as 18h e 19h da quinta-feira, será a anunciação da chegada do Círio de Nazaré”, explica José Olimpio.
Ainda de acordo com Olímpio, a populacão paraense, assim como os turistas que visitam Belém no período do Círio de Nazaré, terão mais uma opção de lazer, cultura e devoção. “Quem visitar a praça neste período poderá também ter o seu momento de reflexão e fé, pois a Diretoria da Festa de Nazaré disponibilizou uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para receber visitas no coreto central da praça Batista Campos“, destaca.
A praça que possui coretos, castelinhos, cursos d'água com pontes, carramanchão e está jardinada  e arborizada com árvores nativas recebeu de acordo com o projeto arquitetônico mais de 7,2 quilômetros de luzes natalinas em formato de cordas, além de 236 refletores que darão um toque especial ao “Presente Para Belém“.
Segundo o presidente da Fiepa, José Conrado Santos, o projeto será uma grande oportunidade de divulgar Belém e o Pará de uma forma muito positiva para o Brasil e quem sabe para o mundo inteiro. “Acreditamos que o projeto vai fortalecer o turismo em nossa cidade não só durante o Círio, mas em todas as épocas do ano, o qual vai refletir diretamente e positivamente em toda economia paraense“, aponta Conrado.
Ainda de acordo com o líder empresarial, a Praça Batista Campos será mais um atrativo aos visitantes de fora do estado, assim como para a nossa população. “Para fortalecer ainda mais neste aspecto atrativo, o projeto contará com uma programação artística e cultural alinhadas ao período ciniano com apresentações diárias de dança, teatro e música que serão apresentadas no palco montado na área central da Batista Campos”, aponta Conrado.
A programação artistica e cultural se estenderá até o dia 23 de outubro, sempre com apresentações diárias, que poderão ser acompanhadas no site da Associação dos Amigos da Praça Batista Campos (www.apbc.com.br).
Acompanhando as principais tendências de compartilhamento de conteúdo na internet, o projeto “Um Presente para Belém“ também estará presente na internet e nas redes sociais Twitter e Facebook. Durante a programacão do projeto, os visitantes da praça Batista Campos poderão acompanhar informações e fotos por meio do Facebook do SESI Pará e do Twitter do Sistema Fiepa nos respectivos links: www.facebook.com/sesi.pa e www.twitter.com/sistemafiepa; assim como no site dos Amigos da Praça Batista Campos www.apbc.com.br.

-------------------------------------------

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiepa

2 comentários:

Anônimo disse...

A praça ficou belissima. Parabens pela iniciativa

Alan Pereira

Anônimo disse...

Ei, Fiepa, melhor colocar uma "praca" dizendo quem fez, antes que o Duciomar Espertalhão Inalcançável diga que foi obra dele!!!