sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Veja quando sai a PLR de cada banco

O Banco da Amazônia credita nesta sexta o abono de R$ 500,00, o reajuste e demais verbas decorrentes do reajuste.
Também hoje, o Banpará credita as diferenças do reajuste e tíquete. O banco adiantou R$ 1 mil a título de PLR (participação nos lucros e resultados), um dia depois do fim da greve.
Os funcionários dos bancos privados começam a receber a antecipação da primeira parcela da PLR e do adicional, além das diferenças salariais e nas verbas.
Quanto vem – O índice de reajuste nos salários e verbas é de 6% (1,5% de aumento real, ou seja, acima da inflação). O percentual é retroativo a 1º de setembro, data-base da categoria, provocando diferenças a serem acertadas pelos bancos nos salários e nas verbas como tíquete-refeição, cesta-alimentação e auxílio-creche/babá.

Leia aqui, no Artban, todas as conquistas, banco a banco, viabilizadas pela categoria dos bancários durante a greve nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado jornalista,

Leio seu blog há bastante tempo e vejo que, recentemente, passou a postar mensagens da artban (articulação bancária).

Este importante grupo interno da CUT é uma tendência com maioria, a nível nacional, no movimento sindical bancário. No PT é ligada à articulação do presidente Lula.

Já aqui no Pará, a artban não tem maioria no movimento sindical e perdeu eleição para a DS, da governadora Ana Júlia, no Sindicato dos Bancários.

A DS, aliás, ganhou a eleição no Sindicato fazendo duríssimas críticas contra a gestão anterior da artban.

A mesma DS que, ao assumir o governo do estado, exonerou uma das representantes da artban paraense, que era assessora do presidente do Banpará, desde o governo tucano.

No governo do estado, na direção do banco do estado, na direção do basa (indicação da governadora) e na direção do sindicato, a DS é o mesmo grupo intransigente, ilusão própria de quem está no poder.

Durante os últimos anos a artban Pará fez oposição à atual direção sindical da DS.

Infelizmente, hoje, a artban carece de credibilidade entre os bancários do Pará, porque, entre outras razões, sempre criticou a DS e, agora, estará numa chapa conjunta com a DS para a próxima eleição no Sindicato dos bancários.

E não se trata de superação de mágoas ou qualquer outra explicação emocional. Isso não nos engana.

O problema é que a artban não conseguiu se consolidar na oposição e aumentar sua base na categoria. Ao contrário, perdeu uma base importante: os bancários do Banpará, porque na recente luta pelo PCS naquele banco, se posicionou a favor da direção do banco e do sindicato e não ao lado dos bancários.

Acredita a artban que melhor será sua performance dentro da máquina sindical, porque pode, por dentro, disputar a base da categoria usando a parte que lhe caberá 'deste latifúndio'.

Ademais, ambos os grupos, DS e artban, avaliam que, se baterem chapa na próxima eleição sindical dos bancários, abrem espaço para uma terceira via, que pode aparecer como o novo, a mudaça que pode arrebatar corações e mentes dos bancários.

Temem. Ds e artban têm os números das últimas assembléias e dos últimos congressos dos bancários. Ambas avaliam seu desgaste na base da categoria.

Além do mais, até os postes da 28 de setembro sabem que o principal cabo eleitoral da DS, a governadora, que é bancária, está muito 'mal na foto'.

A artban não tem voto e nem trabalho de base real na categoria bancária. Costuma atuar em reuniões de gabinete, buscando acordos por resultados. É seu feitio.

Ambas sabem que, se disputarem em chapas separadas, fica mais difícil ganhar, mesmo com toda a estrutura que terão a seu dispor. É só esperar pra ver como será rica a campanha desta chapa conjunta.

Vão compor, DS e artban, por comodidade e medo. Vão compor, não porque têm unidade na estratégia ou na tática, ao contrário, mas porque têm extremada visão pragmática e apego ao poder.

Por essas e outras, prezado jornalista, é que a artban, como grupo político sindical, está falida no estado do Pará.

Por essas e outras é que lamentamos, profundamente, não mais poder confiar na artban Pará que poderá renascer um dia, sem dúvida, desde que novos ventos oxigenem suas estruturas carcomidas.

Respeitamos seu blog e o direito, absolutamente inquestionável, de postar as notícias que considere mais adequadas, no entanto, em se tratando de movimento sindical bancário, a fonte, a nosso ver, é fraca.

Um abraço e muito obrigado.

OBS: não posso me identificar porque, certamente, serei constrangido em meu local de trabalho, onde DS e artban tem total poder.

Poster disse...

Grato pelo comentário, Anônimo.
Até porque traz várias informações.
Mas o propósito do blog, ao linkar o Artban, é apenas o de informar.
Abs.