A criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vai dar um novo impulso ao turismo na região, criando oportunidades, gerando emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. A avaliação é da assessora da Comissão de Implantação da nova universidade, Núbia Macedo, que esteve em Santarém e Belterra participando de eventos que discutiram o desenvolvimento do setor de turismo no oeste do Pará, no âmbito do Fórum Regional de Turismo do Pólo Tapajós (Foretur).
A nova universidade terá um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável da região nos próximos anos, e o setor do turismo adquire um papel estratégico neste contexto. A Ufopa vai atuar como grande promotora deste processo, por meio da pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias, promoção do conhecimento, capacitação dos mais diversos atores sociais e na formação de professores ainda leigos da rede de ensino em Santarém e na Região do Pólo Tapajós.
A agenda de Núbia Macedo na região foi realizada dentro desta visão e incluiu a participação em diversos eventos, nos quais apresentou as contribuições que a nova universidade pode dar ao desenvolvimento do turismo. No dia 23, ela proferiu palestra no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), sobre o cenário do turismo internacional e nacional, as perspectivas do turismo em Santarém e as contribuições da nova universidade para o turismo regional. O público de mais de 100 pessoas foi formado por profissionais do trade turístico santareno e estudantes.
No dia 24, a assessora da Ufopa participou de oficina orientada pela consultora Dalva Sant’Anna, do Ministério do Turismo, para representantes do trade turístico de Santarém e de outros municípios do Pólo Tapajós. O objetivo foi para definir missão, linhas de ação e resultados esperados para o turismo na região para o período de setembro deste ano até setembro de 2010. Uma das definições é que a comissão da UFOPA vai apoiar a Secretaria de Turismo de Santarém a apresentar proposta de projeto para financiar o projeto sobre os Impactos Econômico, Social e Ambiental do Turismo na Economia do Pólo Tapajós ou de Santarém.
O apoio da nova universidade ao setor de turismo também foi discutido em Santarém. Professores da área tiveram participação na discussão das propostas dos cursos de especialização de Ecoturismo, Gestão Hoteleira Sustentável e Turismo, Educação e Cultura a serem oferecidos pela nova universidade em 2010. Foi debatido ainda em quais institutos os cursos devem ser incluídos, sugestões de coordenadores dos respectivos cursos, bem como fluxo dos processos e instâncias de aprovação.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário