sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Justiça manda soltar o megatraficante Dote

No AMAZÔNIA:

Um dos maiores traficantes do Pará, Jocicley Braga Moura, o 'Dote', foi beneficiado com um habeas corpus concedido pelo ministro Celso Limonge, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A partir da decisão, ele deverá responder ao processo em liberdade.
No site do STJ, consta que a decisão aguarda publicação, prevista para o dia 27 deste mês. Na noite de ontem, não foi possível confirmar se o traficante já estava ou não em liberdade, o que pode ocorrer a qualquer momento. O advogao dele, César Ramos da Costa, não foi encontrado para falar sobre o assunto. Ao Portal ORM, o advogado confirmou o habeas corpus. 'Por decisão da Justiça, ele agora vai aguardar o julgamento em liberdade', infomou. A assessoria de imprensa da Superintendência do Sistema Penal (Susipe- Pará) também não foi localizada para falar sobre a liberdade concedida ao traficante .
'Dote' foi preso em julho deste ano, em Manaus (AM). Ele foi recolhido ao Centro de Recuperação de Americano III, em Santa Izabel do Pará, nordeste paraense, onde também está preso o megatraficante José Roberto Fernandes Barbosa, o 'Patrão', também conhecido como 'O Rei do Pó', apontado pela Polícia Civil como o chefe do tráfico de drogas no Norte e no Nordeste do Brasil, e que seria sócio de Jocicley.
'Dote', segundo a polícia, é um dos maiores traficantes de drogas das regiões Norte e Nordeste do País. Ele estava foragido havia cerca de cinco meses. Chegou a ser preso em 11 de fevereiro deste ano, durante uma festa de aniversário, em um bar em Belém, mas foi colocado em liberdade pela Justiça em março. A base de atuação do traficante na capital é o bairro da Cabanagem, onde é apontado como o principal chefe do comércio de entorpecentes.
Ele também é acusado do homicídio da própria namorada, a modelo Vanielle Albuquerque, em Fortaleza (CE), em 2007. Ao todo, o traficante responde a processos criminais nos estados do Amazonas, Ceará, Paraná, São Paulo e Pará.
Segundo a polícia, em função das inúmeras operações que resultaram no fechamento de laboratórios de refino de drogas de traficantes ligados ao criminoso, o delegado Éder Mauro, titular do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), chegou a ser ameaçado de morte por 'Dote', que teria oferecido R$ 300 mil a dois pistoleiros, no ano passado, para matar o policial.
Rei do Pó - Juntamente com 'Dote', José Roberto Fernandes Barbosa, 'O Rei do Pó', que foi preso em agosto, em Manaus, é acusado de comandar 90% da venda de entorpecentes na Grande Belém.
Em setembro passado, os dois criminosos foram os principais suspeitos de arquitetar um plano para deixar a capital paraense em pânico e desmoralizar a Polícia. Em retaliação à prisão de 'Dote', grupos armados ligados a ele iriam promover uma série de atentados em Belém. Segundo informações do setor de inteligência das polícias Civil e Militar do Pará, os bandidos planejavam atacar o Tribunal de Justiça do Estado e a Delegacia do Marco, onde funciona o Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), comandado pelo delegado Éder Mauro.

Nenhum comentário: