terça-feira, 20 de outubro de 2009

IAP vai ser a base dos fogos

No AMAZÔNIA:

A viabilização para a tradicional cerimônia dos fogos de encerramento do Círio foi decidida na tarde de ontem, no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré. Em meio a uma coletiva de imprensa, a diretoria da Festa de Nazaré apresentou dois laudos técnicos da vistoria realizada no sábado, no Instituto de Artes do Pará (IAP), para a acomodação e queima dos diferentes tipos de fogos de artifício. De acordo com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Corpo de Bombeiros - responsáveis pelos laudos -, a nova localização permitirá que romeiros e fiéis possam se despedir do 217º Círio e apreciar uma das últimas homenagens à padroeira dos paraenses com mais segurança.
Depois de serem endossados pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, os laudos, que também foram apoiados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará (Crea-PA), preservam a Basílica Santuário de Nazaré, patrimônio histórico da cidade e palco da celebração desde outubro de 1982. O show pirotécnico deste ano está previsto para as 22h30 deste domingo, sendo que a alameda Alberto Ramos será isolada a partir do meio-dia. 'A decisão de ser no IAP foi acatada pela governadora depois de ver os laudos técnicos de vistoria. O instituto dispõe de uma área central com mais de nove metros quadrados, totalmente descoberta', explicou o diretor.
Apesar de ainda não possuir a informação acerca da quantidade de fogos que será utilizada, a diretoria garante que a cerimônia terá a mesma magnitude dos anos anteriores. 'São estimados fogos de vista e fogos de explosão. Ainda não podemos citar a quantidade que será usada, mas a estimativa é de que o espetáculo dure mais de dez minutos', declarou Humberto Cavalcante, diretor de eventos da Festa de Nazaré.
Segundo Cesar Neves, diretor da Festa, são compreensíveis os parâmetros de segurança que levaram à opção pelo IAP para abrigar o evento. 'A escolha do Colégio Gentil foi a primeira opção, mas Bombeiros, Crea e IML não autorizaram, em função de um posto de gasolina, localizado na travessa 14 de Março, muito próximo do espaço', explicou Neves.

Nenhum comentário: