sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Flanelinhas lotam a Câmara

No AMAZÔNIA:

Mais de 100 lavadores e guardadores de carros, que atuam diariamente nas ruas, travessas e avenidas da capital, lotaram as dependências da Câmara Municipal de Belém, ontem de manhã, para discutir os rumos de uma possível regulamentação da profissão e a polêmica ampliação da zona azul para os estacionamentos públicos do centro comercial, como quer a Prefeitura Municipal de Belém (PMB). O entusiasmo, porém, não contagiou os vereadores. Apenas sete, dos 35 parlamentares da Casa, compareceram à sessão especial proposta pelo vereador Pio Netto (PTB).
'Mas tenho certeza de que todos os vereadores desta Casa acreditam que o problema de vocês merece ser discutido', disse, em seu pronunciamento, o vereador Fernando Dourado (DEM), como que para justificar a quantidade de lugares vazios. Quando o vereador se pronunciou, além de Pio Netto, havia apenas mais um parlamentar no plenário, Otávio Pinheiro (PT). O próprio Dourado, apesar de reconhecer a importância da discussão, deixou a sessão logo após descer da tribuna, alegando que participaria de outra sessão especial, na Assembléia Legislativa, em homenagem ao 'Dia do Dentista', comemorado no domingo, 25.
Além dos três, apenas outros quatro vereadores estavam presentes na sessão: Evaldo Rosa (PPS), o Cobrador Pregador, José Scaff (PMDB), Carlos Augusto Barbosa (DEM) e Amaury (PT). Todos se colocaram à disposição dos aspirantes à nova profissão e foram unânimes ao abrir as portas de seus gabinetes. Mas Evaldo Rosa, curiosamente, deixou um aviso: 'Só não vão bater na porta da minha casa'. Mesmo assim, após encerrar seu pronunciamento convidando aos presentes para orar, foi aplaudido por todos. Também participaram da sessão o inspetor de trânsito da Guarda Municipal de Belém, Roberto Moura, o diretor de Trânsito da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel), Renato Aguiar e o comandante da 6ª Zona de Policiamento da Polícia Militar, Capitão Antonio Vicente Neto.
Para os guardadores e lavadores de carros, um dos pontos mais importantes da discussão na Câmara Municipal de Belém é a situação dos trabalhadores com a ampliação da zona azul, como quer a prefeitura. Hoje, esse sistema, em que uma empresa terceirizada passa a administrar as áreas de estacionamento público, já funciona na avenida Braz de Aguiar. 'Estamos preocupados com a manutenção do trabalho das pessoas que já atuam nessas áreas. Esse projeto tem de ser de inclusão e não de exclusão dos flanelinhas', afirmou Ronivaldo Andrade, presidente da Associação dos Reparadores de Carros de Belém.

Nenhum comentário: