No AMAZÔNIA:
Já está na Ctbel um projeto que prevê a extensão da zona azul para todas as transversais da Braz de Aguiar, áreas onde, hoje, atuam guardadores de carros independentes. A intenção da prefeitura é abrir licitação, até o final deste ano, para escolher a empresa que passaria a administrar esses estacionamentos. 'Pretendemos, com isso, dar maior rotatividade aos estacionamentos na área comercial', explicou o diretor de trânsito da CTBel, Renato Aguiar. Segundo ele, porém, a empresa que assumir o serviço deve se comprometer a absorver a mão de obra já existente. Na prática, os guardadores de carros passariam a ser funcionários, com salário fixo, carteira assinada e direito a cursos de capacitação.
Aparentemente tentadora, a proposta gera desconfiança entre os trabalhadores. O temor é que parte da mão de obra seja descartada após a transferência do serviço. 'Já tivemos inúmeras reuniões com a Ctbel a esse respeito. O que nós queremos é uma garantia de que todos nós vamos continuar trabalhando', afirmou Elias Silva, presidente da Associação de Lavadores e Guardadores de Carros de Belém. Juntas, as duas associações reúnem aproximadamente 1.100 trabalhadores cadastrados, mas o número de guardadores de carros atuando na capital é bem maior. 'Nossa estimativa é de que pelo menos outros mil guardadores atuem sem cadastro', informou Elias.
Um comentário:
É, pelo jeito em breve a extorsão e o achaque também passarão a ser "oficiais".
Os brutamontes que cobram, mediante ameaças, o "serviço" de "reparar" carros terão concorrência.
Abuso lamentável.
Pobre Belém.
Vou embora pra Pasárgada, lá ainda não tem flanelinha-reparador nem taxa-extorsão para estacionar.
Postar um comentário