sábado, 10 de outubro de 2009

Devoção sobre as águas

No AMAZÔNIA:

Depois de duas romarias por terra é a vez das barrentas águas da Baía do Guajará receberem as bênçãos da Imagem da Nossa Senhora de Nazaré. A romaria, também conhecida como o 'Círio das Águas', é uma das mais bonitas e singelas homenagens marianas. Mais de 500 barcos, com cores e tamanhos diversos, conferem a imensidão da fé dos paraenses.
A saída da romaria está prevista para 9h, logo após a missa, que é realizada no trapiche de Icoaraci. A imagem é levada pelo navio hidroceanográfico 'Garnier Sampaio', da Marinha do Brasil. Ao todo, 10 milhas náuticas (correspondente a 18 km) são percorridas até chegar à escadinha do cais do porto, na capital paraense. Um percurso, que na expectativa dos organizadores, deve ser cumprido em 2h30.
'Há muitos anos, a missa antes da saída Romaria Fluvial acontecia no Mirante, mas, como o local foi desativado em 2007, a missa será celebrada no trapiche dos navios, como no ano passado, de onde a imagem será encaminhada para a procissão', afirma Kleber Vieira, diretor de Procissões da Festa de Nazaré.
Ele destaca que uma das novidades deste ano é a nova cúpula que traz um suporte imantado (com imã) que proporciona melhor atracação da imagem. Um cenário que deve ser contemplado por mais de 40 mil pessoas.
Entretanto, não são apenas os números que impressionam. A profusão de cores e sons no mar, ocasionadas pelo séquito de barcos enfileirados, embandeirados, multicoloridos, traduzem a alegria e a devoção dos fiéis.
A romaria fluvial foi organizada pela primeira vez, em 1986, pelo jornalista e historiador Carlos Rocque, então presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que oficializou a Virgem de Nazaré como a padroeira dos navegantes e ribeirinhos. Ao chegar à escadinha do Cais do Porto, a Virgem é recebida com Honras de Chefe de Estado por um grupamento de Cadetes da Polícia Militar. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, padroeira do Pará.

Nenhum comentário: