sábado, 31 de outubro de 2009

Candidatos precisam ir ao encontro da boa gramática

A postagem No ar, Jarbas Malvadeza Vasconcelos x Sérgio Ternura Couto mereceu o seguinte comentário de um Anônimo:

Lamentável perceber que dois candidatos, para dizer que compartilhavam idéias, usaram o termo de encontro quando deveriam ter empregado vem ao encontro.
Sem alarido da descoberta da pólvora, já que qualquer neófito da gramática sabe que essas expressões parecidas têm sentidos completamente antagônicos, de encontro significa (segundo o Dicionário Houaiss) no sentido oposto a, prestes a chocar-se com. Ora, se a intenção deles era dizer que concordavam com idéias iguais, o esperado de quem se candidata a cargo dessa natureza e importância seria usar a expressão vem ao encontro, cujo significado é atender.
Não vou considerar que a expressão ao encontro de, sem os verbos ir ou vir, significa em procura de, no esforço por, porque seria cobrar demais desse pessoal...
Será que fizeram o exame nacional da OAB?

10 comentários:

Anônimo disse...

Na linguagem coloquial e na oralidade, muitas vezes, essa chamada norma culta não é seguida tão rigidamente. Não vejo porque condenar os advogados por esse desvio na norma padrão em um momento de tensão como é um debate como esse.

Anônimo disse...

Não se trata de "desvio de norma padrão" e sim de erro de aplicação da norma. Ou erramos ou acertamos.

Ademais, não se condenou ninguém. Apenas se constatou um fato (é só rever o programa para saber quais candidatos erraram).

A preocupação existe e é grave porque os erros partiram de quem pretende defender as instituições democráticas, hoje não mais mantidas pelo grito.

Mais do que defender Advogados a Ordem tem a importantíssima missão de defender a sociedade.

Todos erram! É fato. Mas o operador do Direito não pode errar em questões simples.

Quem sabe o mais, sabe o menos, mas quem sabe só o menos ainda não sabe o mais e, por isso, precisa estudar, o que não é nenhuma vergonha.

Se a carapuça serviu, não posso fazer nada além de lamentar.

Anônimo disse...

Anônimo das 14:30,

Ofensa à norma culta é escrever um parágrafo com três pronomes demonstrativos. Aceita-se, apesar de deselegante.

Já o uso do de encontro ou ao encontro não se trata de ultrage à norma culta e sim à correta.

Todos erram!

Anônimo disse...

Vi o debate todo e só em um momento escutei um candidato, o dr. Mailton, falar "de encontro", ao invés de "ao encontro".
Mas pior de tudo mesmo foi o dr. Sérgio Couto, vacilante, temeroso, nem parecia o experiente, explosivo e sabichão"" advogado que arrota sabedoria em todo canto e vinha escrevendo , quase todos os dias, ataques e mais ataques contra a chapa do dr. Jarbas, principalmente pela aliança com o dr. Ophir Junior.
É...como dizem por aí, quem tem...tem medo.

Anônimo disse...

Eu também, anônimo das 20:58, só ouvi o Mailton dizendo que uma dos compromissos dele ia "de encontro" aos interesses dos advogados. A pessoa que postou o comentário sobre isso pode dizer o outro que errou?

Anônimo disse...

Professor Pasquale para a presidência da OAB! Ele vai resolver todos os problemas dos advogados e do Brasil...

Anônimo disse...

Tantas questões importantes para discutir...

Vamos a uma delas: será que para quem sai de uma faculdade de Direito é preciso se submeter ao exame dessa OAB? ou as faculdades, por si só, já seriam a credencial para os bacharéis exercerem a profissão de advogado, já que são fiscalizadas pelo MEC?

Sei que lá vem o discurso: "os cursos não preparam..." Se não preparam, fechem ou melhorem os cursos. Mas acho um absurdo, alguém estudar cinco anos nas melhores faculdades e universidades e ter que se submeter, depois, a uma provinha da OAB para poder advogar.

Anônimo disse...

Anônimo das 9:41,

Você ratifica ou retifica o quê afirmou o anônimo das 19:44?

P.S. Se você for da área jurídica responda sem consultar o dicionário.

Anônimo disse...

O professor Pasquale seria excelente, porque nessa matéria supera os dois candidatos.

Viva o Brasil!
Viva a OAB!
Viva quem acha que o estudo é bobagem!

Lembram da marchinha "Esse é um País que vai pra frente, ohohohohoh, de uma gente amiga e tão contente, hohohohoho, esse é um País que vai pra frente, de gente amiga e de muito valor......."

Porém, não esqueçam: é razoável que o último que passar apague a luz. A propósito, luz se escreve com z, s ou x? Não importa, saber disso não vai resolver "todos todos os problemas dos advogados e do Brasil...".

Me poupem!

Anônimo disse...

Deviam era acabar com a OAB. Pelo menos não teria essa discussão inútil, tanto quanto essa Ordem.