quarta-feira, 15 de julho de 2009

Esta Oi/Velox... Só mesmo o MPF pode dar um jeito.

Do leitor Erick Costa, sobre a postagem O terror da Oi/Velox:

Todas as informações aqui são verdadeiras e tenho como comprová-las.
Sou webmaster, tenho 29 anos e trabalho em casa há 10 anos no ramo.
Sustento minha esposa e filha, a qual tem um problema de paralisia cerebral, ou seja, dependo de minha internet para trabalhar e sustentá-las.
Minha esposa não trabalha devido ao problema de saúde de minha filha.
Tenho a velocidade contratada de 1Mb da empresa Oi Velox, a qual possuo há mais de 2 anos aqui nesta residência.
Desde o dia 22 de junho que minha internet caiu de 1mb para 100Kbps, ou seja, 1/10 da velocidade.
Liguei para a empresa Oi Velox e me informaram que estavam fazendo uma manutenção no sistema e que retornaria no dia 30/09/2009 (hoje são 13/07/2009), perguntei se eu iria ficar sem internet durante 3 meses e sem trabalhar. Me informaram que somente voltaria ao normal mesmo neste período.
Resolvi abrir um chamado na Anatel sobre o assunto. Afinal, estou parado e sem trabalhar e aqui na região (Belém/PA) não existe outra operadora de telefonia que funcione internet a esta velocidade (disponível para meu trabalho).
Deram um prazo de 5 dias úteis para a Telemar resolver o problema. Esperei os 5 dias (terminaram hoje) e liguei pra Telemar novamente. Me informaram que meu Velox estava bloqueado por uma conta em atraso e assim que voltasse, o Velox já voltaria na velocidade normal. Pedi um dinheiro emprestado, paguei a conta e quando voltou, veio do mesmo jeito: os míseros 100 kbps...
Liguei de novo e me informaram que não tem jeito, somente vai voltar ao normal no dia 30/09 (eles acham que eu sou palhaço?).
Liguei pra Anatel e me informaram que eles pagarão uma multa por isso para a Anatel.
Vejam bem: uma multa pra Anatel.
E eu? Continuo sem trabalhar com uma navegação quase discada.
E quando eu volto a trabalhar?
Peço a amigos que por favor me ajudem. Não tenho mais a quem recorrer...

3 comentários:

Anônimo disse...

É triste o seu relato, amigo.
Mas, se serve de algum consolo, saiba que essa tal OI trata todos com a mesma falta de respeito, o mesmo péssimo serviço, as mesmas enganações e embromações.
Contratamos velox e nos fornecem Tartarugax!
Ela só é rápida nas cobranças, ah , nisso ela é rapidíssima! A conta vence no dia 2; logo cedo do mesmo dia 2 recebemos uma mensagem perguntando pelo pagamento pendente!
Espantosa rapidez nas cobranças!
Reclamar não adianta; nem o bispo Don Orani não temos mais para reclamar.
Resta sòmente externar na net, aqui no blog do "seu" Espaço, toda essa montanha de maus serviços que atende(pessimamente) pelo nome de OI!

Carlos Mendes disse...

Amigo, não perca tempo. Mande seus dados para o email carlosmendes49@gmail.com porque estamos finalizando a representação para dar entrada no MPF no máximo até sexta-feira. Faça isso por você e pelas outras vítimas da OI/Velox.

Os dados pessoais incluem nome completo, estado civil, profissão CPF, e endereço (incluindo bairro)

Carlos Mendes

Anônimo disse...

E a ORM, poster, não entrará no bolo?

Quase todos os dias, a partir de 21:45 e até por volta de 6h ela fica fora do ar aqui na minha casa (televisão e internet).

A gente liga pra lá e usam uma técnica de retenção na qual a culpa é do equipamento do usuário.

Aliás, se for reclamar depois das 20h a manutenção só vem no dia seguinte (e não há como reclamar antes porque a pane programada só ocorre por volta das 21:45).

E o ressarcimento pelos dias parados? Fica por conta do consumidor, infelizmente.

Será que a ANATEL fiscaliza também a ORM?

Problemas ocorrem, é certo, mas está errado não ressarcir o consumidor, o que não precisariam nem de pedido, já que há previsão legal sobre essas interrupções.

É mais barato para esse pessoal esperar que se vá ao judiciário rclamar, porque as indenizações são sempre uma mixaria, que para justificá-la costumam inventar um negógio chamado de "enriquecimento ilítico" do usuário. É a seguinte regra: a empresa pode enriquecer-se ilicitamente prestando um péssimo serviço e o consumidor que se dane.

Se as indenizações fossem suficientes para evitar que a empresa incorresse novamente nesse tipo de estratagema, então o tratamento do usuário seria outro.

É uma pena que o judiciário não perceba.

Acho que o MPF deveria fazer um termo de ajuste de conduta com todas essas empresas, inclusive fiscalizando se os pedidos de devolução de dinheiro por interrupções são ressarcidos aos consumidores.