quinta-feira, 4 de junho de 2009

Socióloga lança “A Amazônia no Século XXI”

A socióloga Violeta Refkalefsky Loureiro lança nesta sexta-feira (05), às 19h, no Instituto de Ciências e Artes da Ufpa (ICCA), seu mais novo livro, "A Amazônia no Século XXI - Novas Formas de Desenvolvimento".
Apontar saídas, interrogar os problemas atuais e analisar a Amazônia brasileira são os pontos centrais deste livro, que procura avaliar os desafios que a região enfrenta em pleno século XXI.
A autora analisa e critica os modelos utilizados no passado e no presente, discute vários temas que simbolizam a região amazônica - do agro-negócio à siderurgia, da pecuária à exploração dos minerais, e a realidade dos ribeirinhos, índios, caboclos e negros -, mas propõe fundamentalmente vias para que não se perpetuem os erros cometidos, demonstrando que há um futuro para a maior floresta tropical do planeta.
Quem fez o prefácio da obra foi o doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos. Ele afirma que “a publicação deste livro não podia ser mais oportuna. Trata-se de uma análise muito lúcida, histórica e sociologicamente informada”.
Violeta Refkalefsky Loureiro é socióloga e é considerada pelo professor emérito da USP, Aziz Ab’Sáber, autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos e considerado um dos geógrafos mais importantes do mundo, como "uma legítima representante da intelectualidade amazônica”. Fez o mestrado em sociologia na Unicamp/SP, o doutorado em Sociologia do Desenvolvimento na Université Paris - III. O livro resulta de um pós-doutorado realizado no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, Portugal. Vive e trabalha em Belém do Pará.

Nenhum comentário: