segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ritmos e alegria nas ruas

No AMAZÔNIA:

As cores, danças, música, ritmos e significados da cultura de comunidades tradicionais da Amazônia ganharam as ruas do centro de Belém, ontem de manhã, em um grande cortejo que abriu a programação junina da Prefeitura Municipal. O 'Arraial em Belém Vem que tem', organizado pela Fundação Cultural do Município de Belém, reuniu cerca de 40 grupos culturais de bairros e distritos de Belém e do interior do Estado para anunciar as atrações da programação que, ainda ontem, contou com a abertura do concurso oficial de quadrilhas juninas na praça Waldemar Henrique.
O Arraial se estenderá até o dia 28, e desde ontem serve para que paraenses e turistas se esbaldem com a energia dos grupos de pássaros juninos, boi-bumbá, boi de máscara, bumba meu boi, danças regionais, quadrilhas juninas e casamento na roça.
O cortejo junino saiu da praça da República, pelo lado da rua Oswaldo Cruz, por volta das 11 horas, seguindo pela Presidente Vargas e Assis de Vasconcelos até chegar na praça Waldemar Henrique, onde o grupo Arraial do Pavulagem, liderado pelos compositores Júnior Soares e Ronaldo Silva, garantiu o som para os participantes da programação e público em geral.
A programação junina da Prefeitura de Belém reúne apresentação de grupos de cultura na praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, no Museu Paraense Emílio Goeldi, na praça Mário Villas Boas, no bairro de Val-de-Cães, e na praça Waldemar Henrique.
Na saída do cortejo, choveu rapidamente, mas nada que tirasse o perfume do banho de cheiro que membros das associações culturais, acompanhantes e espectaores haviam tomado antes da caminhada, numa oferta da Associação dos Erveiros e Erveiras do Ver-o-Peso.
Tradição - Uma das presenças garantidas na quadra junina é o grupo de boi-bumbá Flor Todo Ano, do bairro do Guamá. São 14 anos de atividades e a coordenação é do mestre Fabico, título dado a João Fabiano Balera, de 81 anos. 'Eu faço coleta, peço emprestado, mas o boi vai para a rua', enfatizou mestre Fabico.

Nenhum comentário: