terça-feira, 23 de junho de 2009

Protesto contra decisão do STF reúne jornalistas

No AMAZÔNIA:

Um ato de repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal que extinguiu a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo foi realizado na manhã de ontem, em frente ao Fórum Cível de Belém. Poucos estudantes e profissionais compareceram à manifestação.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/Pará), Sheila Faro, disse que a entidade vai respeitar a decisão, já que ela é irreversível, contudo, vai criar mecanismos para garantir que os jornalistas com diploma tenham possibilidades diferenciadas dentro do mercado de trabalho. Faro afirma que mais do que uma perda da classe profissional, a 'não exigência do diploma é prejuízo para a sociedade'.
'Vamos visitar as redações, as universidades, cobrando por melhor formação e evitar que picaretas invadam os postos de trabalho', disse a presidente do Sinjor. Deurante esta semana, ela garantiu que o sindicato deve discutir as medidas que serão implementadas para defender a categoria.
Quem acabou de ingressar na universidade e paga um preço alto por ela, pois a média da mensalidade para o curso é de R$ 800, ainda não pensa em desistir. É o caso da estudante do 1º semestre de Jornalismo da Universidade da Amazônia, Lorena Silva. 'A decisão é um grande absurdo, pois acredito no preparo que o curso fornece para a profissão de jornalista. Ninguém que está no curso deve desistir, pois aí sim estaremos assumindo o discurso do Supremo', afirmou a universitária.
No último dia 17, o STF derrubou, por 8 votos a 1, exigência do diploma para exerer a profissão de Jornalista. A decisão atendeu ao recurso interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Sertesp).
'Cozinheiros' - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi alvo de um protesto ontem, em São Paulo. Dezenas de estudantes de jornalismo se vestiram de negro e usaram narizes de palhaço para reclamar da desregulamentação da profissão de jornalista. Os manifestantes se concentraram diante de um hotel onde Mendes almoçava com grandes empresários, na região dos Jardins.
'Talvez haja uma incompreensão. Na verdade, não estão protestando contra mim, mas contra a decisão do Supremo', reagiu o ministro ao ser perguntado sobre o protesto. Além dos narizes de palhaço, os manifestantes usaram panelas e colheres de pau e se juntaram em círculo para 'cozinhar' o presidente do STF. Mendes chegou a comparar jornalistas a cozinheiros ao defender seu voto em plenário, na semana passada.
Outras - O presidente do STF voltou a afirmar ontem que outras profissões também serão desregulamentadas, mas continua evitando citar quais. 'Eu diria que é apenas a primeira de uma série sobre desregulamentação de profissões', disse.

Nenhum comentário: