quarta-feira, 10 de junho de 2009

Paróquias de Castanhal organizadas para Corpus Christi

No AMAZÔNIA:

Por orientação do bispo dom Carlos Verzeletti, todas as paróquias da diocese de Castanhal celebram 'de forma solene', amanhã, a grande festa do Corpus Christi, com celebrações eucarísticas seguidas de procissões com o Santíssimo Sacramento percorrendo as ruas das cidades. Dentre as paróquias, destaque para a de Capanema, por meio da sua paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujos fiéis há 33 anos prestam homenagens decorando, com motivos religiosos, todo o trajeto por onde a romaria passa. 'Sem dúvida que já é uma tradição muito bonita, uma devoção, enfeitar as ruas com tapetes coloridos. Um trabalho que é feito de forma coletiva, e por isso a expressão da comunhão que existe entre os diversos grupos de pastorais, e que expressa o grande amor que o povo de Capanema tem por Jesus, presente no Santíssimo Sacramento', afirmou dom Carlos.
Ele aproveita a oportunidade para fazer uma queixa: está sendo programada a realização de nada menos que cinco festas dançantes, e quase no mesmo horário da procissão, que terá a presença do próprio bispo diocesano. 'Isso nunca aconteceu, e este ano parece que vai acontecer, a não ser que as autoridades competentes tomem as providências necessárias para evitá-las. A festa de Corpus Christi é um evento profundamente religioso, sagrado, e em Capanema já tem pessoas querendo aproveitar para estragar essa festa, destruir o sentido dessa festa', protestou dom Carlos Verzeletti.
Ele disse que pediu que o pároco da Matriz de Capanema, frei Gilson, tomasse providências para impedir a realização dessas festas. Mas ontem à tarde, o frei informou, por telefone, que isso não seria mais possível, porque a polícia já havia liberado as festas. 'Uma das festas vai começar ao meio-dia, quando a procissão nem terá encerrado. Sinto que aqui na cidade o povo está dividido entre as festas serem ou não realizadas. Estamos ainda surpresos', disse frei Gilson.
Adoração - Na catedral da diocese de Castanhal, além da missa e da procissão matinal, também vai acontecer, já à tarde, um momento especial que deverá atrair milhares de fiéis. Na cripta da catedral será feita a adoração eucarística perpétua. 'Isso quer dizer que, dia e noite, todos os dias da semana, até na madrugada, terá sempre alguém rezando pelo nosso povo, pela nossa igreja, nossa família, nossos doentes, pobres, padres. Por todo este ano foi feita toda uma preparação envolvendo as comunidades, e dessa forma vamos ter sempre alguém rezando por todos nós, com o Santíssimo Sacramento exposto. Teve gente que até assinou documento se comprometendo a garantir a oração perpétua', explicou dom Carlos.

Nenhum comentário: