sábado, 20 de junho de 2009

Pará tem 1,3 mi de crianças de 0 a 6 anos fora da escola

No AMAZÔNIA:

Mais de 1,3 milhão de crianças de 0 a 6 anos estão fora da escola no Pará. A informação consta na Política de Educação Infantil do Estado do Pará, lançada na tarde de ontem durante o II Seminário de Educação Infantil, realizado no Hangar, em Belém. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, que enfatizou que o Estado recebe cerca de R$ 1 bilhão por ano, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Fernando Haddad destacou que o presidente Lula dobrou o montante de recursos destinado à educação. 'Isso sinaliza para o país que a educação é prioridade neste governo, porém isso tem que ser mantido por várias gerações porque a dívida histórica com a educação é muito grande', disse o ministro, destacando como um outro grande avanço da educação no país, a expansão das escolas técnicas, de ensino profissionalizante.
De acordo com a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Daniele Dorotéia de Lima, essa é a primeira vez que o Estado do Pará tem uma política de educação infantil. O documento, segundo ela, começou a ser formatado no encontro do ano passado e teve sequência em reuniões realizadas com gestores, professores e profissionais da área, em 12 municípios polos. 'Essa política foi construída a partir de discussões com a sociedade, não foi feita em gabinete', enfatizou a diretora. 'O principal ponto de destaque dela é o respeito às crianças, enquanto sujeitos de direitos', complementou.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) disponibilizados na Política de Educação Infantil do Estado do Pará, de 1,3 milhão de crianças de 0 a 6 anos, que estão fora da escola, quase 750 mil são de 0 a 3 anos e pouco mais de 580 mil são de 4 a 6 anos. Os dados, segundo Daniele Lima, revelam 'o descaso com que a educação infantil foi tratada durante muito tempo no Estado'. Só para se ter uma ideia, em 31 dos 143 municípios paraenses não há nenhum atendimento a crianças de 0 a 3 anos. O déficit educacional em todo o Pará nessa faixa etária (0 e 3 anos) é de 95,58%. Entre as crianças de 4 a 6 anos, o déficit é de 56,6%.
Daniele Lima acredita que a construção da política de educação infantil do Estado é um grande avanço e que será um importante instrumento para mudar a realidade de exclusão de crianças nas unidades de ensino infantil. Porém, ela faz uma ressalta com relação à necessidade de envolvimento de toda a sociedade.

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