quinta-feira, 18 de junho de 2009

O cala-boca geral na Venezuela



De um Anônimo, ao deparar aqui com uma foto postada ontem, mostrando um mulher amordaçada que protesta a favor da liberdade de conteúdo do canal privado venezuelano Globovisión.

-------------------------------------------

E ainda há os que, em Belém, defendam o presidente coronel Hugo Frias (como diria Jânio Quadros, o sobrenome o define!) Chávez, o que há de pior hoje em matéria de populismo exarcebado na América Latina. Recomendo a todos ver no Youtube a entrevista coletiva do general Raúl Baduel, ex-Ministro da Defesa do próprio Chávez, no qual denuncia o objetivo secreto do projeto político chavista, que é empobrecer a população venezuelana para que esta fique dependente do caudilho (ele não diz, mas é inevitável que façamos uma analogia direta com o agonizante regime dos irmãos Castro em Cuba).
Por fazer corajosamente tal denúncia, o general Baduel foi preso por Chávez, acusado, injustamente, de corrupção (este é o mais novo artifício chavista - prender a todos que o combatem por corrupção; quem é governista, nunca é molestado pelo aparato policial e pelo Poder Judiciário, que o tirano tem no bolso). A prisão do general Raúl Baduel, feita no meio da rua e sob o protesto de sua mulher, também está disponível no Youtube [veja acima].
É vergonhoso que nossa Imprensa não publique uma única linha sequer a respeito de tal fato, nem mesmo os grandes jornais - como a “Folha de S.Paulo”, por exemplo - divulgaram a arbitrariedade e a inconstitucionalidade de tudo isto. Não digo que sejam coniventes, mas afirmo que tanta omissão só pode significar um desserviço à democracia na América do Sul e, em particular, no Brasil por deixar a opinião pública desinformada.
Para os que ainda defendem o regime dos irmãos Castro - e, infelizmente, não são poucos em nossa Belém de poucas luzes - recomendo que se leia o Blog Generación Y, escrito pela dissidente cubana Yoani Sanchéz. É um santo remédio para acabar com qualquer ilusão a respeito da legitimidade democrática daquele regime.

4 comentários:

Anônimo disse...

O blog Generacion Y certamente é detestado pelos "românticos de Cuba" (e não é a Orquestra).
Mas é excelente para quem quer realmente saber como (sobre)viver naquele "paraíso".

Anônimo disse...

Prezado PB e anônimo das 15:44,


Numa de suas mais recentes mensagens, Yoani afirma que Cuba está, desgraçadamente, voltando aos tempos sombrios que lembram o chamado "Período Especial", período em que, após o fim da União Soviética e dos subsídios que davam a Cuba a fundo perdido, os cubanos tiveram que apertar mais o cinto.

Yoani lembra que seus pais lhe diziam nos anos 90: "Acuestáte, Yoani, porque hoy no tenemos nada para comer." (numa tradição livre, "Deita-te, Yoani, porque hoje não temos nada para comer").

E Yoani já pensa em seu filho, Teo, a quem não deseja o mesmo destino que tiveram seus pais e ela.

Está tudo lá, no Blog Generación Y.

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Vc rompe o silêncio da imprensa sobre o que, de fato, ocorre na Venezuela.


Parabéns!!!

Anônimo disse...

Todo passarão para a história como exemplos que não devem ser seguidos...