terça-feira, 23 de junho de 2009

Gripe volta a ameaçar o Pará

No AMAZÔNIA:

Justo quando os paraenses mal falavam sobre a doença, eis que a ameaça do vírus da Influenza A, conhecida como gripe suína, volta a rondar o território. O Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou sábado dois novos casos da doença. Um deles em São Luís, no Maranhão, Estado que faz divisa com o Pará. Agora são três, entre sete, os Estados vizinhos que possuem casos confirmados da doença. A outra pessoa infectada está em Natal, no Rio Grande do Norte.
Além do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso também confirmaram casos da Influenza A. A proximidade dos Estados com a capital paraense, no entanto, não assusta os cientistas. 'O vírus da Influenza A possui baixo potencial de transmissão. Prova disso é que a maioria dos casos brasileiros são importados. O paciente de São Luís, por exemplo, esteve fora do Brasil. Caso fosse muito transmissível, o vírus logo se espalharia e teríamos um número muito maior de diagnósticos confirmados', pondera a diretora do IEC, Elisabeth Santos.
Segundo a diretora do IEC, o paciente maranhense é um homem de 48 anos vindo da Europa. No caso do Rio Grande do Norte, o paciente é um brasileiro que reside no México e voltou ao país para passar férias. Ele está sendo medicado desde o dia 15, quando tornou-se suspeito de ter contraído o vírus. Ele está em isolamento domiciliar. Segundo a secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte, ele já apresenta sinais brandos da doença.
A diretora do IEC afirma que a ação do Ministério da Saúde também está entre os motivos que devem garantir tranquilidade aos paraenses. 'O Ministério da Saúde possui boas medidas de contenção. Assim que suspeita-se da doença o provável paciente é mantido em isolamento. Isso diminui as chances do risco se espalhar', ressalta. 'Outro aspecto positivo é a baixa letalidade do vírus. Ele mata tanto quanto uma gripe comum. Aproximadamente 1% das pessoas que o contraem', diz Elisabeth Santos.
O tom otimista da diretora, no entanto, muda ao falar sobre o futuro da doença. 'É possível que a influenza A passe a figurar no calendário das doenças sazonais. Caso siga os moldes das gripes passadas, como a asiática, é provável que em agosto ou em setembro nos deparemos com um novo surto da doença. Quanto a isso nos resta apenas torcer para que o novo surto seja similar a este em que a letalidade da doença é branda', conclui.
Brasil - O Ministério da Saúde confirmou, ontem, mais 25 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). São 15 casos em São Paulo, três no Espírito Santo, três em Santa Catarina, dois no Distrito Federal, um no Maranhão e um em Minas Gerais. Segundo o Ministério, todos os pacientes passam bem. Com os novos casos, o total de pacientes com gripe suína sobe para 240. O Ministério da Saúde acompanha ainda 159 casos suspeitos da doença.

Nenhum comentário: