terça-feira, 9 de junho de 2009

De Jatene a Mário Couto – e vice-versa

De um Anônimo, pró-Jatene:

Como milhões de paraenses, gosto e admiro o dr. Almir Gabriel por tudo o que fez por Belém e pelo Pará (e pelo Brasil também, considerando que foi o relator da Seguridade Social na Constituinte de 1988!).
Trata-se de um homem sério e foi, sem dúvida, um político competente. Merece nosso respeito e gratidão eternos.
Se o Pará fosse um país independente, o dr. Almir poderia ser apontado como um de seus foundin fathers (sei que isto é exagerado, reconheço, mas serve para mostrar até que ponto vai minha admiração por ele).
No caso de sua postulação em favor do senador Mário Couto, todavia, ele está equivocado. Jatene é a melhor opção, pois o povo o conhece, fez uma boa gestão, é um tecnocrata com alto preparo (consta que, quando havia reunião em Brasília para discutir os royalties dos Estados produtores, era ele, Jatene, quem falava, quem conhecia os números, enquanto os governadores de São Paulo e Minas Gerais ficavam mudos e até o indicavam como representante do grupo). Com todo o respeito que o senador Mário Couto merece, não acredito que entenda mais de gestão pública do que o ex-governador Jatene nem possua a sua visão estratégica.
O dr. Almir tem direito de fazer escolhas políticas equivocadas, afinal, ele é, como todos nós, um ser humano, ou seja, falho e finito.
Sempre será reverenciado pelo muito que fez ao Pará e ao Brasil, mas o melhor candidato é, disparado, Simão Jatene.

De outro Anônimo, pró-Mário Couto:

Gente, presta atenção nessas contas que vou apresentar:
Em 2002, no 1° turno, concorrendo com mais 5 candidatos, Simão Jatene teve 863.780 votos;
Em 2002, no 2° turno, concorrendo com apenas uma candidata, Simão Jatene teve 1.291.082 votos;
Em 2006, no 1° turno, concorrendo com mais 3 candidatos, Mário Couto teve 1.456.587 votos.
Mário Couto é político, não é tecnico. Jatene é técnico, não é político.
O principal problema do PSDB não foi técnico, foi político, e a derrota se deu na mão do técnico Jatene. Nesse momento, o partido tem um desafio político: deixem o Mário Couto resolver o problema, confiem nele que ele sabe ser político. Jatene poderá ser um bom secretário, assim o partido não vai submergir de novo.

10 comentários:

Anônimo disse...

deixar o Mário Coutoco resolver?

Anônimo disse...

Almir perdeu pq levou um sova nos debates e foi arrogante durante toda a campanha. Comparar uma campanha de governador com a de senador é a mesma coisa que comparar um jogo de futebol com de boa de gude. Ambos tem bolas mas são completamente diferentes. Mário Couto não é o melhor nome para governar o Pará. É o melhor nome para a vingança do Almir. O Pará merece mais respeito Dr Almir!

Anônimo disse...

O do Mário Couto é melhor

Anônimo disse...

Égua, meu! Mário Couto é político e minha vó é bicicleta! Se o que ele faz é política, então feche-se o congresso!

Anônimo disse...

O senador Sérgio Guerra comentava em São Paulo que o candidato do PSDB ao governo do estado será aquele que os partidos aliados acharem melhor para levar a candidatura de José Serra a presidência da república.
Disse claramente que a escolha será feita com a participação dos partidos que farão parte da aliança nacional.

Anônimo disse...

Coutoco(16:35); Égua Meu (19:03); Levou uma sova (17:05).
Belos argumentos, conteúdo, vocabulário...

Anônimo disse...

Bemerguy esse Almir Gabriel é um cara de pau em querer botar a culpa no Jatene por ter perdido a eleição. As vésperas do segundo turno em 2006 foi marcado um almoço onde estavam presentes Jatene,Valéria,Flexa,Mário Couto e Jáder e o Jatene telefonou para o Almir para que ele fosse nesse almoço pois seria acertado o apoio do PMDB para o segundo turno e o Almir com toda a sua soberba aquela altura disse que não iria ao almoço porque não sentava na mesa com ladrão e ai o Jáder foi embora direto para o apartamento da Ana Júlia e fechou com ela.
Você lembra disso Mário Couto?
Com certeza vai dizer que não.

NÃO ADIANTA ESPERNEAR É JATENE PARA O GOVERNO E PONTO FINAL.

Anônimo disse...

Me desculpe, anônimo de 00:47, mas não é verdade que a Valéria tenha participado de qualquer encontro com o deputado Jader Barbalho em 2006.
Não mesmo.
Esse encontro pode até ter acontecido, não sei, mas sem a presença da Valéria, tenha certeza.
Vic Pires Franco

Anônimo disse...

Vic os jatenistas estão dizendo que ganharam o DEM com a vaga virtual de vice para o Maia, pactuada na segunda-feira na casa do zenaldo, é verdade?

Anônimo disse...

ONDE ESTÁ A FORÇA DO MÁRIO?

Essa oposição ao Mário Couto é agressiva, utiliza muitas palavras de baixo calão, e o pintam muito compulsivamente como se ele fosse a pior coisa. A pergunta é: por que fazem isso? Vejamos:

Os mesmos que insistem que o Senador não é honesto nunca falam do(a):
1- oPTei pela madeira legal e Hangar de Ana Júlia;
2- Cerpa de Jatene;
3- Mensalão do Paulo Rocha;
4- Carros, cuecas e dólares do PT;
Nunca falam do Jáder nem do Dudu, mas insistem compulsivamente em tentar marcar Mário Couto.

Mário Couto é um político de primeira linha, ele não é dependente de esquemas de Orlys ou coisas do tipo, ele faz as coisas acontecerem e deve ser por isso que tem tanta gente aqui o perseguindo, deve ser por interresse ilegítimo de alguns e por etnocentria de outros, porque:

O Mário Couto como Estadual, foi Presidente da Assembléia por 2x seguidas. Prestem atenção: Presidente!. Ele fez um bom trabalho na Assembléia? Se não tivesse feito não teria saído de lá e entrado diretamente pra história como o Senador mais votado do Pará.

E no Senado? Como ele tem se saído nestes dois anos e meio de mandato? Ele tem a aprovação maciça dos que votaram nele e dos que não votaram também, é quase unanimidade entre o povo que assiste a TV Senado. Todos aprovam o trabalho dele. Todos concordam com o que ele diz e sabem que não deve ser fácil estar sustentando quase sozinho a oposição a este desgoverno no Pará, porque os outros não estão fazendo mesmo oposição, os outros estão se aposentando, fazendo acordos, indo para os Gs da vida, negociando recursos. O Mário Couto não! O Mário Couto chutou o pau da barraca! É quase o único, naquela arena, batendo a mesa e levantando o seu dedo. Conta com a parceria do Flexa e do seu partido, mas cadê o eco na câmara? Cadê o eco na Assembléia? Ele só tem eco nos eleitores e é por isso que nós queremos ele para nosso Governador.