quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cirurgias plásticas marcaram trajetória do cantor

Da Folha Online

O cantor americano Michael Jackson ganhou fama ao revolucionar a música pop no começo dos anos 80. Com o passar dos anos, no entanto, as esquisitices do cantor passaram a chamar mais atenção do que suas inovações musicais, como a mistura de ritmos no disco "Off the Wall" (1979) e seus clipes cinematográficos.
Michael Jackson em 1982 e em 2006: plásticas podem ter chegado a 50 só no rosto
Os hábitos incomuns de Jackson iam desde os gastos astronômicos para sobreviver --como os US$ 10 milhões anuais empregados na manutenção de seu rancho Neverland-- como sua duvidosa relação com crianças.
A transformação física sofrida pelo cantor por meio de inúmeras operações plásticas, no entanto, sempre recebeu atenção especial da imprensa que cobre celebridades.
A série de operações plásticas do cantor começou em 1984. Segundo a revista americana Rolling Stone, Jackson já havia afinado um pouco o nariz quando, naquele ano, ele passou por um grave acidente enquanto filmava um comercial para a Pepsi.
Durante um efeito pirotécnico, Jackson teria sofrido sérias queimaduras no rosto e no couro cabeludo, o que o teria obrigado a se submeter a uma cirurgia facial à laser.
Com o passar dos anos, as plásticas viraram uma obsessão, fruto de uma doença psicológica chamada dismorfia corporal, quando a pessoa se olha no espelho e se acha sempre deformada.
Em uma entrevista concedida em 1993 à apresentadora americana Oprah Winfrey, Jackson se descreveu como perfeccionista e "nunca satisfeito com nada", incluindo sua aparência, afirma a revista "Variety".
Jackson negou, no entanto, que tenha abusado das intervenções cirúrgicas. Ele disse que só havia feito duas operações, incluindo uma plástica no nariz.
Questionado pela apresentadora sobre o fato de sua pele ter mudado de cor, ele afirmou que lutava contra um distúrbio que provocava manchas em sua pele. Seria também por essa razão que ele usaria quilos de maquiagem.
Ao invés de tentar um tratamento para recuperar a pigmentação, Michael faria exatamente o contrário: ele tomaria um remédio chamado hidroquinona, que clareia a pele. A medicação, no entanto, aumenta a sensibilidade ao sol, o que o obrigaria a viver passeando ao ar livre com uma sombrinha em punho.
Apesar de negar veementemente, os mais alarmistas afirmam que Jackson fez cerca de 50 cirurgias plásticas só no rosto, incluindo intervenções no queixo e no formato dos olhos.
Mas o que sempre chamou mais atenção no rosto de Jackson é a mudança do nariz. Segundo a revista americana "Vanity Fair", os médicos teriam retirado tanta cartilagem do local que o jeito foi colocar uma prótese de plástico.
De acordo com o site "The Huffington Post", Jackson não se conformou com a prótese, e buscou cuidados com uma série de médicos. Ele encontrou um especialista alemão que concordou em reparar seu nariz. O médico teria retirado cartilagem da orelha do cantor para reconstituir o local.
Na entrevista concedida à Oprah, Jackson minimizou a polêmica entorno das plásticas. "Se todo mundo que fez plástica em Hollywood decidisse tirar férias, a cidade ficaria vazia", afirmou o cantor.

Nenhum comentário: