sábado, 6 de junho de 2009

Censo demográfico vai custar de R$ 40 mi

No AMAZÔNIA:

Censo Demográfico que será realizado em 2010, no Pará, vai custar aproximadamente R$ 40 milhões ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante o levantamento, serão contratados mais de 6 mil recenseadores temporários, que atuarão entre os meses de fevereiro e outubro do ano que vem. Segundo o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Pará, Antônio José de Souza Biffi, os trabalhos já começaram, contudo, ainda em fase de planejamento. Biffi explica que um dos diferenciais deste levantamento censitário será a integração do IBGE aos estados e municípios. 'Está sendo feita a instalação de uma comissão estadual, agregada às comissões municipais - que já vinham participando dos levantamentos anteriores. Os censos eram mais informais - agora o acompanhamento será melhor, por isso buscamos a cooperação do interior do Estado', destaca.
Biffi esclarece que para obter os resultados esperados, o IBGE está investindo em pessoal, máquina e infraestrutura. 'Algumas pessoas já foram contratadas este ano e novos recenseadores serão temporariamente convocados nos meses de fevereiro e julho do ano que vem. Adquirimos veículos e computadores portáteis com maior capacidade de processamento', destaca. Durante o último censo, realizado em 2000, mais de 6,2 milhões de pessoas moravam no Pará. Segundo estimativa do IBGE, este número deve crescer em um milhão. 'Acreditamos que hoje, o Pará deve ter 7,2 milhões habitantes. Contudo, só vamos poder ter certeza disso em outubro de 2010, quando serão apresentados os resultados da pesquisa', revela.
O número de domicílios também foi estimado por Antônio Biffi, com possibilidade de ter crescido, nos últimos dez anos, algo em torno de 25%. 'No censo realizado em 2000, foram contabilizados 1,6 milhão de domicílios no Pará. Acreditamos que este montante deve exceder a casa dos 2 milhões de residências', revela. Além das características destes imóveis, a pesquisa também vai levantar as particularidades de cada habitante - referentes à escolaridade, ao trabalho, ao sexo, bem como o número de migrações.

Nenhum comentário: