quarta-feira, 1 de abril de 2009

Índice pluviométrico deste mês ultrapassa média de 30 anos

No AMAZÔNIA:

As fortes chuvas ocorridas nos últimos dias têm castigado os moradores da capital paraense. O índice pluviométrico já ultrapassou a média histórica dos últimos 30 anos - 436mm -, em mais de 30%, atingindo 620 milímetros somente no mês passado, o que significa aumento das chuvas. Segundo o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia, José Raimundo Abreu, a previsão é que as chuvas continuem durante os primeiros 15 dias deste mês.
Ontem, a temperatura variou entre 23ºC e 26º C. Já o índice pluviométrico atingiu 52 milímetros, até às 15 horas. Hoje, o sol poderá aparecer no início da tarde. A previsão é de céu encoberto a nublado, com chuvas persistentes. A temperatura pode variar com mímima de 23ºC e máxima de 30ºC.
O coordenador explica também que, as chuvas não ocorrem de forma homogênea, por exemplo, na avenida Almirante Barroso, a quantidade de chuva foi maior do que na Estrada da Ceasa. Ele explica também que, devido à ocorrência do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, as chuvas nos meses de fevereiro e março são mais rigorosas.
'Quando ocorre o fenômeno El Niño, a quantidade de chuva reduz. Já com o La Niña há um resfriamento nas águas do Oceano Pacífico e estende-se da costa da América do Sul até a linha em direção a Austrália. Com isso, há um resfriamento no Estado e também incidências maiores de chuvas. Somente nos dois últimos dias de chuvas, o índice pluviométrico atingido foi de 83 milimétros', explicou.

Nenhum comentário: