segunda-feira, 27 de abril de 2009

Barco afunda em Belém

No AMAZÔNIA:

Uma embarcação de aproximadamente 20 metros de comprimento naufragou à manhã de ontem no Rio Guamá, logo em frente à Feira do Açaí, no centro de Belém. O incidente foi comunicado ao Grupamento Marítimo Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar do Pará por volta das 7h, quando populares teriam visto o barco 'Alice I' afundando com a cheia da maré. Uma equipe foi enviada ao local, mas foram constatados somente danos materiais. Um inquérito administrativo foi aberto para apurar o naufrágio.
Segundo o tenente Marco Antônio, da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, havia quatro tripulantes no barco. Eles foram resgatados pela equipe de inspeção naval de cinco militares, que ficou responsável por fazer a perícia in loco. As informações preliminares repassadas no local eram de que o 'Alice I' transportava gêneros alimentícios e fazia a rota Barcarena-Belém, mas o dado não foi confirmado pelo setor de Relações Públicas da Capitania.
Populares e a tripulação informaram que a embarcação, de cerca de 20m de comprimento, teria encalhado em um banco de areia logo ao amanhecer, o que a fez afundar com a cheia da maré, já às 7h. A empresa proprietária do barco ainda não foi identificada. 'Por enquanto, tudo o que sabemos é que havia carga na embarcação e que ela pôde ser salva, mas ainda não há informação sobre as empresas', explicou o tenente Marco Antônio, da Capitania dos Portos .
Segundo o tenente, um inquérito administrativo foi aberto pela Capitania com o prazo de 90 dias, mas a responsabilidade da embarcação é toda do proprietário. Ele ainda terá de apresentar aos militares um plano para remover o barco do fundo do rio. Os quatro tripulantes foram resgatados sem ferimentos, mas terão de prestar depoimentos. 'Eles irão depor conosco ainda esta semana, para sabermos as circunstâncias do acidente', concluiu o tenente.

Nenhum comentário: