domingo, 26 de abril de 2009

Falta de vacinas provoca irritação em posto

No AMAZÔNIA:

A vacinação de idosos contra gripe foi aberta oficialmente ontem pelo Ministério da Saúde (MS). A meta no Pará é vacinar mais de 500 mil idosos com mais de 60 anos, na 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Em Belém foram promovidos dois eventos de abertura. Um no Centro Saúde Escola do bairro do Marco, coordenado pela Universidade do Estado do Pará, onde compareceram a secretária de Estado de Saúde, Laura Rossetti, a reitora da Uepa, Verônica Nascimento, e a diretora do Instituto Evandro Chagas, Elisabeth Santos. Na Casa do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, a campanha foi aberta pelo secretário Antonio Vinagre, que também tomou a sua dose de vacina, e disse que a expectativa é vacinar 80% dos idosos da capital, ou cerca de 116 mil pessoas acima dos 60 anos.
Em Ananindeua, um dos postos montados na Cidade Nova, no supermercado Formosa, apresentou problemas e irritou os idosos, porque, apesar da longa fila, foram enviadas somente 30 doses da vacina, que terminaram antes das 9 da manhã, menos de uma hora após o início da campanha. Alguns idosos queriam desistir de procurar outro posto, porque já tinham esperado muito tempo na fila.
A vacina Influenza requer uma dose anual para evitar que os idosos adoeçam, pois essa é a população mais vulnerável às complicações de uma gripe, infecção contagiosa que ataca o trato respiratório. Nos idosos, caso não sejam tomados os devidos cuidados, uma simples gripe pode evoluir para quadros mais graves, como pneumonia.
O médico Antonio Vinagre, secretário municipal de Saúde, explica que o trabalho do Ministério da Saúde nos últimos 10 anos contra a gripe tem melhorado a qualidade de vida da população idosa. 'Esse trabalho vem colaborando para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa. Essa melhoria se reflete em uma maior autonomia e integridade do cidadão idoso, proporcionando variadas formas de envelhecimento saudável. É bom lembrar também que a vacinação é de responsabilidade também da família, que deve ajudar seu idoso a chegar aos postos, sem esquecer de levar também o cartão de vacinação para a análise e atualização da situação vacinal', ressaltou.

Nenhum comentário: