quarta-feira, 1 de abril de 2009

Troca de comando na Sesma

No AMAZÔNIA:

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) tem um novo nome à sua frente. Antonio Vinagre, vereador do PTB e ex-presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb) é o novo secretário de Saúde de Belém. O anúncio foi feito ontem à noite, na Câmara Municipal, onde Vinagre também comunicou o seu desligamento do cargo de vereador, mas a formalização da licença será feita hoje. Ficou para hoje, logo mais às 15h, a cerimônia que empossará Vinagre, mais uma vez, como secretário municipal de saúde. Vinagre se encontrará com Rejane Jatene - até então titular da Sesma - na sede da secretaria para a transmissão oficial do cargo.
Antonio de Aragão Vinagre, 67 anos, aceitou o convite feito pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, para assumir a pasta da saúde em meio a uma crise. Ontem os prédios dos pronto-socorros municipais passaram por uma inspeção federal e os recursos federais no valor de R$ 17 milhões destinados à saúde do município correm risco de serem bloqueados. Sobre a situação, Vinagre afirmou que o 'diagnóstico da saúde já está sendo desenhado e agora o desafio é buscar remédios para sanar o mal'. Os 'remédios' a que o então vereador se refere serão, segundo ele, 'a união de esforços dos poderes municipais, estaduais e federais, a revisão do plano de direcionamento de verbas para os municípios paraenses e o aumento do número de leitos em hospitais de referências como o Barros Barreto e a Santa Casa de Misericórdia'.
Ele garantiu que o atendimento nos pronto-socorros municipais irá melhorar e prometeu visitar todas as unidades de saúde a partir de amanhã. Segundo ele, mudanças nos Hospitais de Pronto-Socorros Municipais (HPSMs) são prioridades de sua gestão. 'Valorização e capacitação dos profissionais serão questões de ordem. Toda a melhora no atendimento reflete na melhora da saúde dos pacientes', concluiu Antonio Vinagre. Para isso, ele não descarta a possibilidade de mudanças nas direções destes hospitais e em outros setores da Secretaria.
Vinagre afirmou ainda que a Sesma passará a atuar de forma preventiva. 'Em países desenvolvidos o principal trabalho da saúde é com a prevenção de doenças. Quando você previne, menos dinheiro público é gasto no tratamento de doenças. Quero que essas ações de prevenção sejam o ponto alto da minha gestão à frente da secretaria', explicou.
Histórico - Esta é a segunda vez que Antonio Vinagre assume a Sesma. Ele foi secretário por dois anos, em 1989 e 1990. O atual vereador já participou também do secretariado durante a primeira gestão de Duciomar Costa, estando à frente por três anos e três meses do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb).
Vinagre já foi diretor do Centro de Saúde nº 3 (bairro da Pedreira); do Posto de Higiene do Jurunas; Unidade de Saúde da Tavares Bastos; do Serviço de Assistência Médica e Sanitária da Capital (Sespa); presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa); Secretário Municipal de Saúde (89 a 90 - gestão Sahid Xerfan), vereador de 1993 a 1996 e presidente da Loterpa.

Nenhum comentário: