segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jornada Pinhole Day Belém desvenda segredos da fotografia

No AMAZÔNIA:

Com a precisão de quem busca o ponto certo da incidência da luz e a magia de quem vê a imagem capturada por uma pequena caixinha se transformar em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores realizaram ontem a 8ª edição da jornada Pinhole Day Belém. Feita anualmente no último domingo de abril, a Jornada Pinholeday Belém integra a programação mundial do Worldwide Pinhole Photography Day (WPPD), evento que reúne desde 2001 mais de 150 países em torno da celebração da fotografia artesanal. Em Belém, as atividades se dão na praça das Mercês e no Instituto de Artes do Pará (IAP).
Com o tema 'Tudo ao mesmo tempo agora', o evento, organizado pela Associação Fotoativa, tem como objetivo resgatar e divulgar as técnicas da fotografia artesanal.
'Com a evolução tecnológica, as pessoas estão cada vez mais distantes do princípio do processo fotográfico. Muita gente desconhece como se dá a formação da imagem, que tudo começa da luz', explicou um dos coordenadores do evento, Miguel Chikaoka.
Para auxiliar os participantes, a Fotoativa promoveu durante uma semana a preparação de voluntários e de integrantes das oficinas paralelas sobre o tema. Além disso, montou um laboratório no local e disponibilizou computadores para que os participantes pudessem trocar informações com integrantes que participam do evento no mundo inteiro.
Como resultado das atividades, as fotos serão expostas no site mundial do evento (http://www.pinholeday.org/). Além disso, cerca de 50 fotos serão selecionadas para uma exposição no mês de agosto, junto as comemorações do aniversário da Fotoativa e Dia da Fotografia.

Nenhum comentário: