quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pareceres e cálculos para explicar o quase inexplicável

Na coluna “Repórter 70”, de O LIBERAL:

ESTADO
Contas

Que o cobertor financeiro do Estado encurtou com a crise, todo mundo está careca de saber. O que preocupa, agora, é a explicação do governo para o atraso no pagamento do funcionalismo. O motivo estaria no fato de que a maior parte do Fundo de Participação do Estado passou a entrar no caixa dia 30, não dia 20 de cada mês. Sim, mas, com todo o respeito, a arrecadação própria não estaria dando conta de pagar os servidores ou o Estado virou refém do Fundo?

Empréstimo

Ano passado, a arrecadação própria do Estado desembestou e atingiu R$ 2 bilhões. Não se sabe onde o dinheiro foi empregado, mas o certo é que, este ano, para fazer frente a novos investimentos, o governo planeja pedir autorização ao Legislativo para uma operação de empréstimo no valor de R$ 1 bilhão, como parte das medidas para conter a crise.


-----------------------------------------

Do Espaço Aberto:

Se há pareceres jurídicos – ou pelo menos dizem que há – para explicar o inexplicável, como a falta de licitação para a compra de kits escolares pelo governo Ana Júlia, por que não apostar que também existem cálculos, contabilidades, aritméticas e fórmulas à farta para explicar o encurtamento do cobertor para o pagamento do funcionalismo?

Nenhum comentário: