quarta-feira, 14 de maio de 2008

País terá mais negros que brancos neste ano

Na FOLHA DE S.PAULO:

Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) projeta que ainda neste ano a quantidade de negros (soma das pessoas que se autodeclaram pretas e pardas) irá superar a de brancos na população.
Em 2010, segundo o órgão do governo federal, eles já serão maioria absoluta entre os brasileiros, superando assim a soma de brancos, indígenas e amarelos no país.
Segundo o trabalho, o avanço da população negra ganhou impulso nos últimos anos muito por conta do trabalho de movimentos negros e sociais.
"As pessoas hoje estão se reconhecendo mais como negros", disse Mário Theodoro, diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Ipea.
A base do estudo são dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), do IBGE, na qual os entrevistados se declaram pretos e pardos ou brancos, amarelos e indígenas.
Sobre essa estimativa, o Ipea pondera: "Se as tendências de fecundidade continuarem como nos últimos anos, a partir de 2010 o Brasil será um país de maioria absoluta de negros. Como as taxas de fecundidade estão caindo também entre as mulheres negras, haverá uma estabilização da proporção de negros, talvez em torno de 50% da população".
Segundo a Pnad de 1976, a população brasileira era formada por 57,2% de brancos e 40,1% de negros. Trinta anos depois, os negros (soma de pretos e pardos) passaram a representar 49,5% da população, contra 49,7% dos brancos.

Mais aqui.

Nenhum comentário: