sexta-feira, 18 de abril de 2008

Irritado, Lula cobra militares por crítica à política indígena

Na FOLHA DE S.PAULO:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exigiu explicações do Ministério da Defesa para as posições do comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, que anteontem acusou a política indigenista de "lamentável e caótica".
O general tem feito críticas públicas à sanção presidencial da demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Contrariado com a reação do militar, Lula mandou sua assessoria ligar para o ministro da Defesa, Nelson Jobim, antecipando em meia hora a reunião que teriam para discutir soldos militares e exigindo a presença do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.
O encontro foi às 16h30, mas Lula cortou a discussão sobre o aumento, previsto para ser anunciado hoje, Dia do Exército, e exigiu que os dois cobrassem explicações de Heleno. O general já vinha reclamando da demarcação da reserva e foi incisivo em palestra proferida na quarta passada no Clube Militar, no Rio, dizendo que a política indigenista brasileira está completamente dissociada do processo histórico de colonização do país e que "precisa ser revista com urgência".

Mais aqui.

Nenhum comentário: