segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Operação conjunta apreende 146 mil toneladas de minério de manganês em Barcarena


Em conjunto com Marinha do Brasil, Ibama, Agência Nacional de Mineração e Receita Federal, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ágata, que teve por objetivo intensificar a fiscalização em rios e áreas portuárias (portos de Barcarena e  Santarém), além de combater crimes ambientais, tráfico de drogas, contrabando e descaminho. A operação transcorreu durante os dias 22, 23, 24 e 25 de outubro. 

No dia 23 de outubro, segundo a PF, duas pessoas foram presas em flagrante, em empresas localizadas na retroárea do Porto de Vila do Conde, Barcarena/PA, por não possuírem documentação legal da origem lícita de minério manganês.

No dia 24, mais de 146 mil toneladas de minério de manganês foram apreendidos no porto de exportações em Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. Foi a maior apreensão no Estado. 

Os 186 contêineres com manganês seriam destinados a China. Todo o minério apreendido era de origem ilegal, extraídos no Pará e vendidos com notas fiscais "esquentadas" por empresas que possuem títulos autorizativos de lavra. Além do minério, houve apreensão de maquinários. 

O minério de manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado especialmente com o ferro na produção de aço.

Em continuidade às ações, na data de hoje (25/10/2020), após levantamentos precisos de inteligência, houve a localização de dois plantios de maconha em área ribeirinha da zona rural do município de Ipixuna do Pará.

Com informações e fotos da Polícia Federal

Nenhum comentário: