segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Seu candidato registrou uma promessa em cartório? Cuidado: ele é um mentiroso.

Virou onda.

Nas redes sociais, viralizam imagens - em vídeo, preferencialmente - de candidatos, seja a vereador, seja a prefeito de vários municípios do Pará, registrando suas promessas eleitorais (ou propostas, como queiram) em cartório.

Com isso, pretendem demonstrar que, uma vez eleitos, e aconteça o que acontecer, nada os demoverá da disposição de cumprir o que prometeram e solenemente registraram em cartório, com todas as formalidades legais possíveis.

Só que não.

Com todo o respeito, mas todo mesmo, se o seu candidato - ou candidata - fizer isso, acredite: ele é um mentiroso. Ou ela é uma mentirosa.

Alguma vez você, que é pai, já prometeu dar uma tigela de açaí pro seu filho e depois foi ao cartório registrar essa promessa?

Você, que fez um concurso público, dirigiu-se a um cartório, logo depois de assumir um cargo, para registrar a promessa de conduzir-se em sintonia com as regras mais elementares de probidade que se exigem de um agente público?

Você aí, que é jornalista, alguma vez já foi um cartório para registrar a promessa de jamais mentir ao escrever uma notícia, eis que mentir, no jornalismo e na vida, é algo intolerável, inadmissível, degradante e, não raro, criminoso?

Você acha racional que um governante, ao assumir o cargo por designação legítima de eleitores em pleito democrático, dirija-se a um cartório para registrar formalmente que vai cumprir todos os princípios constitucionais, aos quais já está automaticamente obrigado quando assume o cargo?

Não há, meus caros, o menor sentido nessas promessas, a não ser a de tentar iludir os eleitores de que o registro em cartório é um instrumento inapelável que levará um cidadão a jmais quebrar uma promessa.

Querem um exemplo?

João Doria, o tucano.

Em setembro de 2016, ele concordou em assinar uma carta (vejam na imagem) em que se comprometia, caso eleito prefeito de São Paulo, a não disputar quaquer outro cargo público.

E deu no que deu, como todos sabem.

Portanto, o normal, o natural, o racional é que um candidato tenha crebilidade pelo que é, por sua trajetória na política, pela viabilidade (técnica, financeira e política) das propostas que apresenta.

Se um candidato qualquer só pode cumprir plenamente duas propostas, então ele que trate de dizer isso claramente em sua campanha. E trabalhar para cumpri-las.

Do contrário, é um mentiroso.

Um mentiroso que continua com fortes tendências para continuar mentindo, mesmo que registre suas promessas em cartório.

Com todo o respeito.

Um comentário:

Alan Wantuir disse...

Nobre amigo sou candidato por Ananindeua pelo Partido Liberal sob o número 22.345, registrei uma AGENDA 22, vinte e duas proposições em Cartório e não vejo dessa forma como citado em seu respeitável post, pode ser que esteja trabalhando com as exceções talvez, não vejo dessa forma, a política é o que todos sabem, mas, existem pessoas boas tentando mudar o sistema, é como penso...