segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Candidato do Cidadania protocola pedido de impeachment, mas chances de êxito na Alepa são mínimas


O deputado estadual  Thiago Araújo (Cidadania), candidato a prefeito de Belém, protocolou na manhã desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepea), no pedido de impeachment do governador Helder Barbalho, bem como sua inabilitação para o exercício da função pública, pelo prazo mínimo de oito anos.

O requerimento pede, ainda, de forma conjunta a exoneração dos seus secretários Elieth Braga (Educação), Alberto Teixeira (ex-Delegado Geral e atual secretário de Justiça e Direitos Humanos) e Antônio de Pádua Andrade (Transportes), por terem contribuído e praticado crimes em conjunto com o governador, conforme as razões enumeradas no documento, requerendo que estes secretários sofram a perda de seus cargos com imediata exoneração, além da perda dos direitos políticos e exercício da função pública também pelo prazo mínimo de oito anos.

A justificativa do parlamentar são as várias denúncias de irregularidades na área de Saúde, que já ensejaram duas grandes operações no Pará, a primeira em junho, através da Operação Para Bellum, a segunda mais recente, ocorrida na terça-feira, 29 de setembro, com a Operação SOS, que investiga desvios em 12 contratos, no valor de mais de R$ 1,2 bilhão, envolvendo quatro organizações sociais contratadas para gerir hospitais de campanha durante a pandemia do coronavírus Covid-19.

Ambas as operações, executadas pela Polícia Federal, foram autorizadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a pedido do subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Na SOS, foram expedidas várias ordens de prisão, inclusive contra dois secretários do governo Helder Barbalho (MDB), Parsifal Pontes e Antônio de Pádua Andrade, e um ex-secretário-adjunto, Peter Cassol Silveira, que continuam presos.

Há poucas, para não dizer pouquíssimas, chances de prosperar na Assembleia Legislativa o pedido de impeachment formulado pelo deputado do Cidadania. O presidente da Alepa, Daniel Barbosa Santos, o Dr. Daniel (no momento disputando a Prefeitura de Ananindeua), é do mesmo partido do governador, que também desfruta de esmagadora maioria no Legislativo.

Nenhum comentário: