terça-feira, 27 de outubro de 2020

Advogado ganha apoios para integrar o TRF1 na vaga do quinto. Atualmente, Tribunal não tem nenhum paraense.

André Malcher Meira: na disputa para ocupar vaga do quinto no TRF da 1ª Região

O nome do advogado André Malcher Meira está sendo lançado, por um grupo de advogados e entidades ligadas à advocacia e às letras jurídicas do Pará, como candidato à vaga do quinto constitucional no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, aberta com a recente nomeação do desembargador federal Kassio Marques ao STF.

O TRF1, com sede em Brasília, é a instância recursal da Justiça Federal no Pará e mais 12 estados, além do Distrito Federal. Territorialmente, a jurisdição do Tribunal é a maior do País.

Atualmente, não há nenhum paraense entre os 27 desembargadores que integram o Tribunal. O único com fortes ligações com o Pará é o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, que é natural do Piauí, mas começou sua carreira na magistratura na Justiça Federal no ano de 1987, em Belém, onde permaneceu até 2001, quando ascendeu ao TRF1. Ainda hoje, Daniel, que já foi vice-presidente do Tribunal, mantém domicílio tanto em Brasília como em Belém.

Apoios - A candidatura de Meira já tem o apoio pessoal do ex-presidente da OAB Nacional e da OAB-Pará, Ophir Cavalcante Junior; do Presidente do Instituto dos Advogados do Pará (IAP), Clóvis da Gama Malcher Filho; do presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ), Antonio José de Mattos Neto, do Presidente do Instituto Jurídico Coelho de Souza (IJCS), Bruno Coelho de Souza e do Presidente do Instituto Paraense de Direito Comercial (IPDCOM), Renan Malcher. Também declararam apoio os ex-presidentes da OAB/PA Ângela Salles, Avelina Hesketh, Sérgio Couto e Milton Nobre, atual desembargador (decano) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e ex-conselheiro do CNJ.

Advogado militante, André Malcher Meira é professor adjunto da Universidade da Amazônia (Unama), mestre e doutorando em direito pela Universidade de Lisboa, presidente do ISM – Instituto Silvio Meira, membro titular da ABD – Academia Brasileira de Direito (cadeira 02), da APLJ – Academia Paraense de Letras Juridicas (cadeira 27), Orador Oficial do IAP – Instituto dos Advogados do Pará, Representante Titular do IAB Nacional no Pará e membro efetivo do IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Também é membro honorário da Academia de Letras Jurídicas do Amazonas (Casa de Bernardo Cabral), bem como sócio correspondente da ACED – Academia Cearense de Direito e da APLJ – Academia Paraibana de Letras Juridicas. Conferencista, é autor de vários livros e artigos científicos, bem como presidente de inúmeros congressos nacionais e internacionais (Portugal, Espanha, Roma e Vaticano) promovidos pelo ISM – Instituto Sílvio Meira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sucesso!