quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campanha alerta sobre cuidados contra o câncer de pele

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desses casos, 90% estão relacionados à exposição excessiva aos raios nocivos do sol e seus efeitos cumulativos No Pará, segundo o Inca, as estimativas de ocorrências de câncer da pele, em 2010, eram de 22,41 para cada 100 mil homens e de 29,99 para 100 mil mulheres.
Com o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará, no sábado (26), a 13ª edição da tradicional Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP), com atendimento gratuito e simultâneo em vários estados brasileiros. Em Belém, o atendimento será feito  no campus de medicina da Uepa e na Santa Casa de Misericórdia. Nesses postos, os pacientes serão atendidos por dermatologistas voluntários com diagnóstico e tratamento, além de atividades educativas e orientações sobre proteção solar e como suspeitar do câncer da pele.
Na edição anterior, em 2010, a CNPCP atendeu a 32.310 pessoas, sendo que as mulheres foram a maioria, com mais de 20 mil atendimentos (62%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 168 postos de saúde do País. Em Belém, do total de 435 pessoas atendidas, 22 (5,06%) tiveram diagnóstico de câncer, sendo 14 mulheres e oito homens. A campanha detectou também que, em média, 82,53% das pessoas se expõem ao sol sem proteção (90,98% dos homens e 79,24% das mulheres). Esse número é alarmante quando comparado à média nacional que apontou 63,53% das pessoas expostas sem proteção.
  Fonte: Assessoria de Imprensa – Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
Temple Comunicação

Nenhum comentário: