segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O show da torcida paraense



Então, é isso.
O bug do Espaço Aberto, na semana passada, não permitiu este comentário.
Mas ainda há tempo de se fazer o registro.
E o registro que se faz é o seguinte: os paraenses, fora de brincadeira, deram um show.
A torcida paraense foi a cara, foi a grande craque do jogo entre Brasil x Argentina, na quarta-feira passada.
Deu um show de civilidade e educação.
A execução do Hino Nacional, como você vê aí em cima, foi de arrupiar. Literalmente.
Tomara que todos os que tenham visto isso - pelo Brasil e pelo mundo, já que a partida foi transmitida para vários países - fiquem com essa imagem dos paraenses, e não aquelas de garotas soltando ganidos ensurdecedores, histéricos durante o dia inteiro, penduradas na porteira de um hotel (putz!).
Registre-se ainda a boa organização da partida e, mais do que isso, a iniciativa louvável de trazer um da Seleção Brasileira pra Belém.
É de justiça que se façam esses registros capazes de elevar o Pará no conceito nacional, para mostrar que aqui não é Terra apenas de paciente recusada em porta de hospitais e nem de adolescente barbarizada em penitenciária.
Ah, sim.
Mas é preciso também fazer um registro sobre o gramado do Mangueirão.
Estava horrível, horroroso, deplorável no dia do jogo.
E ninguém pode fechar os olhos pra isso, não é?
Porque o jogo foi jogado, claro, no dito gramado.
Sim, é evidente que, para adequar o estádio, foi preciso recuperar parte - uma pequena parte - dos estragos que o abandono do governo passado promoveu no Mangueirão, que foi entregue às traças.
Mas entre a confirmação da partida em Belém e sua realização decorreram mais de 30 dias, tempo suficiente para tornar o gramado menos horroroso do que estava.
Enfim, vem a Copa América de 2015 por aí.
Tomara que o Pará possa dar um exemplo de como se sedia - ou subsedia - um evento desse porte.
Se depender do apoio dos torcedores, será show.
Provou-se isso no show da torcida no dia de Brasil x Argentina.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ontem, em uma entrevista o Governador Jatene frizou que o destoante na festa foi o gramado que estava uma porcaria. Não é possivel que um gramado onde a muito não tem jogos apresente uma situação deploravel. Para termos este gramado existe uma grande quantidade de gente para dar manutenção, inclusive co irrigação automática. O que aconteceu para que o gramado do Edgard Proença esteja neste jeito, inclusive seus buracos foram maquiados com areia, conforme a Rde Globo mostrou durante a transmissão. O gramado enfeiou a festa dos paraenses.

Francisco Sidou (jornalista) disse...

A torcida paraense brilhou intensamente e despertou emoções em todo o Brasil. Aliás, não só no Brasil. Li dia seguinte os jornais Clarin e Olé, de Buenos Ayres, que costumam ironizar e malhar "los brasilenos". Ambos elogiaram o nível de civilidade dos paraenses destacando que até aplaudiram os argentinos na saída do hotel e no estádio, após a derrota. Os jogadores da seleção brasileira jamais irão esquecer esse jogo, com certeza.O choro do menino-craque Neymar foi a síntesa dessa verdadeira ópera da emoção que foi o jogo da seleção no Mangueirão. Os "homens de preto" do eixo FIFA/CBF devem ter ficado com as "barbas de molho" ao perceberem a "mancada" de terem deixado Belém de fora da Copa 2014. Não sou profeta, caro PB - aliás ninguém o é na sua terra,pois não ?- mas cantei essa pedra em artigo que mandei para seu Blog, na segunda-feira com o título "A estrela de Belém vai brilhar". Brilhou e intensamente. Infelizmente, o artigo não pode ser veculado, por motivos alheios á sua e a nossa vontade. Mas, o importante é que Belém está na mídia nacional e internacional e, agora não mais com desgraças, mas de maneira positiva, graças ao show de civismo e de hospitalidade dados pelo povo e pela torcida paraense.

Jaime Silva disse...

Venho parabenizar o povo paraense pelo show que deram no jogo da seleção, e também pelo fato de ser paraense, surgi na minha memória fatos curosos da história, além do hino ter sido cantado com tanta emoção, outro simbolo nacional é a bandeira, onde o Pará se destaca, a estrela que aparece solitária sobre a faixa branca do globo celeste no centro da bandeira, ao contrário do que muito pensam, não representa o Distrito Federal. É a estrutura alfa da constelação de virgem, chamada “spica” (espiga) e representa o Estado do Pará. Sendo assim o Pará serve de "norteamento" quando o assunto for respeito, reconhecimento e fortes emoções.

Cássio de Andrade disse...

Caro Paulo, à César o que é de César. A festa foi boa, td bem, td bom,mas amigo já estamos em outubro e esse negócio de ainda colocar culpas das mazelas atuais no governo passado, deixe pro seu amigo Ney. Pô, amigo PB, esse ano já foram realizados jogos no mangueirão, poucos é verdade, mas o gramado herdado da gestão anterior continuou em perfeito estado. Verde como a galera conhece. Lembro que no final do ano passado, você mesmo reclamou do distrato do Mesquita, anunciando o caos. Por onde agora anda o Mesquita? Não foi recontratado? Amigo, esse gramado de areia não é mais da Ana Júlia. Bom, dizem que bode gosta de comer grama, vai daí... Abs.

Hiran Martins disse...

Ainda sobre Brasil X Argentina: As pessoas que estiveram no Mangueirão e cantaram em uníssono o Hino Nacional não podiam imaginar que dias depois do jogo ainda seriam assunto nas redes sociais. Falo sobre a discussão suscitada sobre a reação daqueles que acham que o canto do Hino Nacional foi uma demonstração de demagogia e indiferença aos males que permeiam o Brasil. Penso que não é porque a... corrupção impera sobre nossas instituições e sobre parte da sociedade que devemos sentir vergonha da nação onde vivemos. Devemos sim lutar contra esses males ( de preferência votando melhor), mas também tem a hora de se divertir vendo um jogo de futebol, que mal há em ver a bola rolar?
A roubalheira generalizada, a miséria que assola milhões de brasileiros tem sido alguns dos argumentos usados por aqueles que consideram hipocrisia o canto em uma só voz dos presentes ao Mangueirão. Sim, a corrupção, a miséria e a violência são tipos de câncer que merecem ser eliminados da sociedade brasileira, mas vale lembrar que esses males não são exclusividades do Brasil . Não que a existência dessas mazelas em outras nações deva servir de motivo pro brasileiro se acomodar e achar que está tudo a mil maravilhas. Vale lembrar que a nação brasileira é relativamente nova, se comparada aquelas que acabam servindo de parâmetro na hora de fazer comparações e não custa lembrar que nações desenvolvidas como Inglaterra, Portugal, Espanha e França também são amantes do futebol o que, portanto, desmancha a tese dos que acham que futebol é sinônimo de involução social.
Existem horas em que precisamos falar sobre assuntos sérios , como por exemplo, dar uma educação melhor a milhares de brasileiros, sobre como melhorar a qualidade da política nacional, etc.. E existem horas em que precisamos apenas nos divertir, como qualquer cidadão do planeta, seja ele americano, europeu ou brasileiro, e na quarta feira era a hora de se divertir, vendo a bola rolar.

Repito: Que mal há em ver uma partida de futebol?

Anônimo disse...

Alguns BLOGS são discretamente PSDBistas. Outros são PTistas. E assim por diante. O Espaço Aberto não foge à regra.