quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Celpa é um escândalo

A Celpa diz que faz. Mas não acreditem. Porque ela mente sem mentir.
Olhem só.
A Celpa, esta empresa que desperta os nossos mais primitivos instintos, é um escândalo.
Fora de brincadeira, mas é.
Se alguém pensa que escândalo é apenas roubar dinheiro público, está enganado.
Redonda e quadramente enganado.
Lesar o consumidor também é um ato escandaloso, afrontoso, ofensivo às leis.
É conduta reprimível, portanto.
A Celpa tem feito isso constante.
A Celpa tem lesado os consumidores de Belém e de vários - para não dizer muitos - municípios do Pará.
A Celpa, portanto, precisa ser judicialmente reprimida.
Os apagões são constantes.
E aqui não se fala dos tais desligamentos programados, não.
São apagões mesmo, no duro. No cru. Sem aviso, sem nada.
Várias vezes ao dia, todo dia.
E os prejuízos para os consumidores - pessoas físicas e empresas - são de monta.
Que o diga um empresário, que já precisou fazer um escândalo, já precisou armar um barraco para se fazer ouvir, notar, sentir pela Celpa.
Se não bastassem os apagões, que já configuram lesão inominável aos consumidores, eis que dão causa a prejuízos, a Celpa ainda se exime, escandalosamente, de cumprir com seus deveres, quando não atende as pessoas que pretendem reclamar dos danos que sofrem.
E o mais impressionante: a Celpa faz propaganda de que atende o consumidor lesado, faz propaganda de que facilita o acesso dos prejudicados, faz propaganda de que oferece meios vários para resolver os problemas de zilhões que sofrem os efeitos de sua ineficácia.
Cinicamente, a Celpa oferece em seu site até mesmo uma cartilhazinha de direitos e deveres.
Mas ela, a Celpa, escandalosamente sonega os direitos dos consumidores e faz prevalecer, sempre e sempre, o que considera seus (os da Celpa) direitos, entre eles um dos mais exponenciais: o de exigir que as contas sejam pagas em dia, com luz ou sem luz, com apagão ou sem.
Para manter esse, como diríamos, choque de cinismo, a Celpa faz escamoteia.
Querem um exemplo?
Olhem lá pra cima.
Olhando, vocês vão perceber como é que se mente sem, necessariamente, dizer uma mentira.
Cliquem na imagem para ampliá-la.
A imagem está no link da Celpa que trata dos direitos e deveres de seus distintos consumidores.
Leiam lá:

Para solucionar problemas emergenciais, a empresa deve colocar à sua disposição um Centro de Atendimento Telefônico gratuito que funcione 24 horas por dia.

A Celpa mente e não mente.
Porque ela oferece, de fato, o sistema de atendimento telefônico, o que é uma verdade.
Mas o sistema telefônico não funciona, o que é uma mentira em relação a um direito banal, mas essencial, dos consumidores: o de exigir uma boa qualidade dos serviços, uma contraprestação eficiente.
Agora, vejam uma outra invencionice.
Vejam uma outra mentira.
Essa é nova.
Novíssima.
Mirem abaixo.

Viram?
Pois é.
A Celpa, aquele que não atende telefone de consumidor, promete encaminhar as reclamações e as pendências que lhe forem enviadas - hehehehe - por telefone celular, via SMS.
Só pode ser brincadeira.
Porque ninguém vai acreditar que milhares - literalmente, milhares - de reclamações mandadas para esse número serão atendidas a tempo e hora.
Ah, sim. Tem mais um detalhe.
Não se deve acreditar nas alegações da Celpa, de que o sistema de atendimento por telefone não funciona porque não comporta a demanda de ligações, quando há apagões.
Isso é outro argumento cínico, sem pé nem cabeça.
Por quê?
Porque a Celpa pode até tentar enganar os consumidores.
Mas não conseguirá enganar a si mesma.
A Celpa, presume-se, deve ter meios de aferir o número de reclamações que são feitas, quando há os apagões. Deve ter ideia da, digamos assim, demanda reprimida de atendimentos (aqueles que não são feitos, portanto).
Com base nesses números, que somente a Celpa deve ter, cabe à empresa ajustar seu sistema de atendimento à demanda.
Então, é assim - com régua e compasso, para ficar bem claro: se a Celpa já chegou à conclusão de que precisa atender às reclamações, de uma só vez, de 7 milhões de usuários paraenses, então que instale um sistema de atendimeno telefônico que comporte o atendimento, de uma só vez, de 7 milhões de usuários.
O que não pode é a Celpa prejudicar, tipo assim, 3 milhões, 4 milhões de consumidor com seus apagões e dispor de um sistema de atendimento telefônico que aceite apenas três ou quatro ligações por hora - ou por dia.
Isso não pode.
Isso não se pode aceitar.
Como não se pode aceitar que a Celpa continue a ser um escândalo.
Mas ela é.
É um escândalo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso ocorre pela frouxidão dos órgãos públicos que tem a missão de fiscalizá-la.
A questão é saber a razão dessa frouxidão.

Anônimo disse...

Celpa, telemar, estamos entregues a própria sorte.