sexta-feira, 17 de junho de 2011

Audiência pública debaterá em Belém o papel da mulher

Marinor Brito: "nova consciência" contra o preconceito
Belém foi incluída pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal entre as cidades do Brasil que sediarão audiência pública para discutir “O Papel da Mulher Brasileiro na Reforma Política – Desafios e Perspectivas”.
Segundo a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), em Belém a audiência pública está marcada para a próxima segunda-feira, dia 20.
A mulher, chama atenção a senadora, ainda é vítima da violência doméstica. Seus salários ainda são menores que os dos homens e a participação na vida pública ainda é muito tímida. Apesar de constituir 53% da população nacional sua representação política está longe do ideal. Dos 513 deputados federais apenas 44 (9%) são mulheres. No Senado a situação é um pouco melhor, mas dos 81 integrantes apenas 12 são mulheres.
O fato de termos uma mulher na presidência da República, segundo a senadora, não altera significativamente esse quadro. Para Marinor, o fim do preconceito contra a mulher só virá com uma nova consciência social e esta só virá com uma profunda ruptura com os padrões atuais. Essa discussão é que será aprofundada durante a audiência pública agendada para Belém.

Nenhum comentário: