sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ato público defende o diploma para os jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-Pará) promove nesta sexta-feira (17) um ato público em defesa da obrigatoriedade do diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista. Amanhã completam-se dois anos que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a exigência do diploma.
A manifestação começa às 9h, na esquina da Avenida Generalíssimo Deodoro com a Rua Domingos Marreiros, próximo à sede da Justiça Federal. As lideranças sindicais de outras categorias da comunicação, radialistas, gráficos e publicitários, a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Pará (Aclep) e de outros segmentos de trabalhadores, como médicos, urbanitários e farmacêuticos, confirmaram presença no protesto. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), a vereadora de Belém Vanessa Vasconcelos (PMDB) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), Jarbas Vasconcelos, também vão participar.
Os jornalistas distribuirão mingau de milho aos pedestres e motoristas no semáforo com o objetivo de pedir apoio aos Projetos de Emenda Constitucional nº 33/09 e nº 386/09, em trâmite no Senado e na Câmara Federal, nessa ordem, que objetivam restituir a exigência do diploma.
A presidente do Sinjor-PA, Sheila Faro, explica que a luta pela qualificação profissional e a qualidade da informação vai além do interesse dos jornalistas. Os manifestantes pedirão às pessoas nas ruas que cobrem do deputado federal e dos senadores nos quais votaram na eleição passada, o apoio para a aprovação das PECs. O sindicato já conversou com os parlamentares federais do Pará sobre o assunto, como os senadores Mário Couto (PSDB), Marinor Brito (PSOL) e Flexa Ribeiro (PSDB) e os deputados Beto Faro (PT), Elcione Barbalho (PMDB), Dudimar Paxiúba (PSDB), Wladimir Costa (PMDB) e Cláudio Puty (PT). Os jornalistas estão organizados nacionalmente, através da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na defesa da aprovação dos projetos. "A informação com qualidade é garantia de exercício de democracia", completa a dirigente.
Na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Edmilson Rodrigues apresentou um projeto de lei que exige o diploma de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo para concursos públicos para o quadro efetivo em cargos voltados para jornalista no Estado. A iniciativa vai ao encontro da campanha nacional pela qualificação profissional da categoria. Já na Câmara Municipal de Belém, a vereadora Vanessa Vasconcelos, que também é jornalista, tem um projeto idêntico para a esfera do município.

Fonte: Sindicato dos Jornalistas

SOBRE O ASSUNTO, LEIA NO BLOG:

As Excelências do Supremo precisam é de diploma!
De jornalismo, notícias, opiniões, diplomas e chuchus
Um Anônimo e seus conselhos aos que erram

Nenhum comentário: