quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma política para a juventude da Amazônia

Leopoldo Vieira, o timoneiro do Juventude em Pauta, está com novo artigo no Blog do Zé Dirceu.
O artigo tem o título acima.
Leia abaixo um trecho.

-------------------------------------------

[...]
Contudo, lendo os números do IBGE, o desafio amazônico é ainda maior, a juventude é "mais estratégica" do que no restante da nação para o desenvolvimento, uma vez que precisamos criar condições para que quando as crianças de hoje se tornarem adolescentes, haja um outro padrão de possibilidades.
Essa relação jovem-desenvolvimento na Amazônia ainda vai além, imiscuindo-se na discussão de qual o melhor projeto para a região, onde se opõem o "progresso a todo custo" versus sustentabilidade. Então, é pelo investimento geracional que mudaremos os padrões sócio-econômicos e culturais amazônicos.
Sendo assim, a grande tarefa programática é promover um investimento geracional que forme pessoas munidas de uma profunda consciência ambiental, protagonistas de iniciativas econômicas sustentáveis, produtoras de conhecimento baseado na tecnologia limpa, ambientalmente correta e socialmente justa, e comprometidas com a defesa desse patrimônio brasileiro da biodiversidade mundial. Isso requer uma mudança brusca de paradigma: sair da quase total invisibilidade da qual padece essa enorme diversidade da condição juvenil amazônica para uma urgente política específica.

Para ler a íntegra do artigo de Leopoldo, clique aqui.

2 comentários:

metambulante disse...

whaaaaaaaaat??? verborragia plena e juvenil... tá certo...

Anônimo disse...

Livros, metambulante, são o melhor remédio quando a gente não entende o que lê. O artigo tá muito bom.