terça-feira, 25 de maio de 2010

Jader será candidato ao Senado. E vai se aliar a Ana Júlia.

Podem apostar.
Não tenham dúvida.
Nenhuma dúvida.
O deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB, será mesmo candidato ao Senado em outubro.
Só falta anunciar.
Mas ele já chegou à conclusão de que a saída política que melhor atende a seus interesses e conveniências e as de seu partido é mesmo essa.
E mais: o PMDB deverá compor com a governadora Ana Júlia.
Mesmo entre tapas e beijos, deverá compor.
Como o mais importante, num processo eleitoral, não são os tapas, nem os beijos, mas votos – e votos válidos, seja bem dito -, está claro, claríssimo que peemedebistas e petistas vão relevar a guerras de palavras dos últimos meses e manterão a aliança.
Essas garantias, essas conclusões resultam de informações que o blog obteve de fontes seguras com as quais o poster conversou ontem.
As negociações entre os dois partidos deu uma guinada e tanta na última semana.
Deu uma guinada, deu uma virada de 180 graus.
A coisa começou a mudar depois da conversa de Jader com Zé Dirceu e José Eduardo Dutra em Brasília, na semana retrasada.
E também depois de uma outra visita de Ana Júlia ao deputado, conforme informou o Blog do Bacana.
De seu lado, Ana Júlia fortaleceu sua convicção de que, sem o PMDB, sua reeleição ficaria muito, muito difícil até mesmo num segundo turno, se os peemedebistas se bandeassem para uma aliança adversária.
De seu lado – e, por extensão, do lado do PMDB -, Jader está convencido de que disputar o governo é uma aventura, mesmo com seu cacife eleitoral pessoal e mesmo que ele esteja na frente em todas as pesquisas.
O deputado sabe que a questão financeira é exponencial. E sabe mais: que não conseguiria o mínimo de recursos suficientes para disputar o governo em condições ideais e seguras de chegar ao segundo turno e ganhar a parada.
A direção do PMDB também começou a se convencer do que é uma realidade: que há prefeitos no PMDB que estão sendo cooptados pelo governo, tendência que poderá se transformar numa onda, dependendo da intensidade do calor federal – leia-se o governo Lula – ao governo Ana Júlia no processo eleitoral que vem por aí.
O que vai acontecer, então?
Jader deve sair ao Senado, juntamente com Paulo Rocha, o candidato petista.
É quase certo que o PMDB também indicará o candidato a vice na chapa de Ana Júlia.
Todo esse cenário começará a ser mais clarificado hoje, na sede do PMDB, numa reunião a que estarão presentes todos os prefeitos do PMDB.
Aliás, em seu blog, o líder do PMDB na Assembleia, deputado Parsifal Pontes, já sinalizou o que deverá acontecer.
Numa postagem intitulada Direto ao ponto, diz o deputado:

A experiência que tenho indica que os prefeitos tomarão a seguinte posição: a candidatura própria com Jader Barbalho terá 100% de apoio; a candidatura própria com outro nome será parcialmente aceita, todavia, com aquele trejeito que indica grande probabilidade de tangência ao largo da fidelidade partidária.
Ao bom entendedor, e na mesa não haverá ingênuos, o sumo da reunião deverá ser um ensaio de resolução intuindo que, na visão dos alcaides, em não havendo uma candidatura de Jader, o menos pior é apoiar Ana Júlia.
Esta será a posição dos prefeitos, que estão recebendo do governo todo tipo de mimos e reverências típicas destas épocas eleitorais.


É isso.
É exatamente isso.
Ah, sim.
Esse é o quadro de hoje, 25 de maio de 2010, início da manhã.
Mas amanhã pode haver uma outra guinada de 180 graus e mudar tudinho.
Mas é difícil.
O mais certo é que as coisas se ajustem.
E que PMDB e PT marchem unidos já no primeiro turno.

10 comentários:

Anônimo disse...

Só para discontrair e contrariar, não seria uma guinada de 180 graus? Se for de 360º não haveria mudança rsrsrs. Abraços.

Anônimo disse...

Paulo, essa guinada de 360 graus mostra que tudo voltou à estaca zero, né mermo?

Anônimo disse...

dar uma guinada de 360 graus eh o mesmo que nao sair do lugar!

Anônimo disse...

Guinada de 360º graus, meu caro? Então ficamos no mesmo lugar. Guinada é de 180º graus, para mudar de direção.

Anônimo disse...

Explica essa guinada de 360º, então ficou como estava antes da negociação, ou antes do início das desavenças? Já sei, voltou àquele ponto em que o Jader beijou o rosto da governadora, no dia do resultado da eleiçao, né?

Euzinha disse...

Casamento não é uma coisa fácil. Quer dizer, manter um casamento amantíssimo por longos e longos anos é um exercício diário de paciência e de compreensão.

Agora, imagine um casamento que logo depois da lua-de-mel, começam as brigas, as cobranças e a vontade de jogar as alianças na lata do lixo. E o mais chato desse processo: quando um dos dois ainda quer “discutir a relação”, a famosa “DR” – eu falei DR.

Então, é assim que vejo o casamento do PT com o PMDB. O PMDB de Jader não andava, digamos, muito disposto a encarar uma DR. Fez beicinho, reclamou da falta de atenção, mas nunca deixou de receber a ex-amada, ainda que com uma frieza nem mesma dispensada aos adversários mais ferrenhos.

Com o PT de Ana Júlia também não foi diferente. Ela, naturalmente, foi poupada no ataque ao ex-marido. Tinha os irmãos e apaniguados em um “núcleo duro” que fez o papel de esculachar, esculhambar, detonar Jader e a tchurma do PMDB.

E entre tapas e beijos viveram nesses três anos e meio. Até um pouco mais, considerando o namorico durante a campanha eleitoral. Nesse período sobraram ameaças pra todo o lado. A família de ambos já considerava a separação como o caminho inevitável a dar um ponto final numa relação pra lá de esquizofrênica. Mas qual a surpresa? Conveniente para os dois e para as famílias de ambos, ele decidiram encarar a DR e recomeçar. Inacreditável? Só pra mim que ainda teimo em acreditar em duendes.

A ordem agora no Cristal Ville é esquecer a mágoa, a mágoa de se reconhecer covarde, puxar pela memória afetiva e lembrar tudo de bom que houve “entre nós”.

Hoje minha vontade, sinceramente, é ir embora do Pará. Mereço rebobinar os dias, viver de novo as alegrias perdidas. Vou reler o livro “Nas tuas mãos”, da portuguesa Inês Pedrosa. Ele fala sobre o amor em suas mais variadas formas. Um alento para aqueles — poucos — que respeitam muito mais os sentimentos do que as convenções.

Poster disse...

Hehehe,
Caros leitores.
É guinada de 180 graus, sim.
Já está corrigido.
Era só pra ver se vocês estavam prestando atenção (rsss).
Grato pela ajuda.
Abs.

Anônimo disse...

O governo ta agindo como deve agir é só ler o diário oficial de hoje e ver como tem deputado do DEM sendo premiado com DAS e ainda deixando de lado encontros do seu partido para acompanhar a governadora. As eleições deste ano mais uma vez será a da tostão contra a do milhão

Anônimo disse...

Quem vai se espantar com isso? Até um expectador, como eu, já sabia. Ele não quer ser governador. Ele quer sempre se sentir seguro e manipular. Vai continuar assim, já que mudaram o verbo do projeto Ficha Limpa. Ah sim! O PMDB, preferencialmente, é governo. Na hipótese da Ana se dar mal, pode contar que ele vai negociar - cargos - com quem ganhar... hehehe..

Anônimo disse...

É pt quem viu e quem te vê....não acredito mais nessa esquerda e ponto final.