quinta-feira, 4 de março de 2010

Votar em branco ou nulo também é defender a democracia

De um Anônimo, sobre a postagem Quem votou mal agora não pode reclamar:

Quem vota nulo... é um sujeito nulo, também.
Qual o direito de reclamar, se não ajudou a democratizar o espaço invalidando um direito seu?
Desculpe, anônimo, mas quem vota nulo tem que ser nulo em suas opiniões e não se vangloriar disso nem ensinar seus descendentes a serem omissos também.
Sinto muito por você ser tão ausente.


De outro Anônimo, sobre a mesma postagem:

Amigo Anônimo, penso não ser a melhor solução votar nulo. Não sou contra, apenas acredito não ser a melhor solução.
Acredito peremptoriamente que deveríamos nos juntar para darmos empregos temporários para os políticos. Como assim? Fácil. Dos deputados que aí estão, vamos tirar todos e nunca mais os elegemos, pois já ficou provado que eles não fizeram nada por nosso estado. Dos que virão, acompanhamos mais quatro anos. Nada? Sai todo mundo e colocamos novos, e assim por diante. Num determinado momento, os famigerados irão perceber que, se não trabalharem, não terão outro mandato. Desta feita não teremos mais políticos que transformam dinheiro público em patrimônio pessoal (jornal, televisão, fazendas...).
Vamos nos unir e fazer diferente. Tiremos como exemplo os países de Primeiro Mundo, onde a vida pessoal do candidato tem si a ver com a sua vida política. Não é fácil, mais vamos disseminar esta idéia.


-------------------------------------------

Do Espaço Aberto:

Caros Anônimos, desculpem aí.
Desculpem qualquer coisa.
Mas votar em branco ou anular o voto é, sim, firmar posição.
Votar em branco ou anular o voto também é democrático.
Votar em branco ou anular o voto não é uma conduta omissiva, não representa omissão.
Votar em branco ou anular o voto é manifestar uma posição clara, cristalina, legítima.
Tão legítima que o voto em branco influencia no coeficiente eleitoral.
Votar em branco significa dizer claramente: você, você, você, enfim, todos vocês, são repulsivos.
Significa dizer: você, você, você, enfim, todos vocês não merecem de mim, eleitor, a mínima confiança para exercer um cargo público.
Significa dizer: você, você, você, enfim, todos vocês não possuem, a meu juízo, sob meus critérios, no meu entendimento, as qualidades morais mínimas para aspirar a um cargo eletivo.
Votar em branco ou anular o voto, nesse sentido, é uma forma ativa - e positivia - de participar do processo democrático, Anônimos, porque mostramos a nossa resistência a que despudorados se elejam para furtar, para desviar, para traficar influências e para praticar atos de improbidade e todo gênero e espécie.
Votar em branco ou anular o voto, nesse sentido, também representa um anseio de fazer uma assepsia na vida pública.
Vejam só, Anônimos.
Ilustremos apenas com um exemplo.
Vocês têm para escolher entre Fernandinho Beira-Mar e Fernandinho Beira-Mar.
Vocês vão obrigatoriamente num ou noutro, ainda que tivessem a opção de votar em branco ou anular o voto?
Vocês têm para escolher entre um corrupto e um corrupto, entre um ficha suja e outro ficha suja, entre um dilapidador dos cofres públicos e outro dilapidador dos cofres públicos.
Vocês vão escolher um deles, ainda que tenham a opção de anular o voto ou não escolher qualquer dos dois?
É claro, Anônimo, que votar em alguém é o anseio de todos nós.
Todos nós queremos votar em alguém.
Todos nós buscamos candidatos – bons candidatos, presume-se – para votar.
Mas se bons candidatos não há, Anônimos, anulemos o nosso voto ou votemos em branco.
Por que não?
Qual é o problema disso?
Façamos isso sem culpas, sem temores.
Façamos isso aberta e conscientemente.
Então, Anônimos, a conduta desejável é a seguinte.
Vamos votar.
Votemos em alguém.
Façamos tudo para votar em alguém.
Mas se não encontrarmos alguém que se ajuste aos nossos critérios de escolha, votemos em branco ou anulemos o nosso voto.
E não tenhamos vergonha de dizer isso.
Porque é legítimo.
Porque é democrático.
Porque também é uma manifestação positiva em defesa do direito de escolher, ou melhor, de não escolher pessoas nas quais não encontramos virtudes que as façam merecedoras de exercer um cargo público.
Votemos, Anônimos.
Votemos!

8 comentários:

Anônimo disse...

Não só votei nulo – como disse naquela oportunidade – como me orgulho de tê-lo feito. Um triste orgulho é verdade porque dói ver a insensibilidade desse pilantra em não resolver um problema tão simples como o do leite para criança. Nem para aparecer um “J”uiz, como no caso do Arruda.

Para o anônimo que diz quem vota nulo é um sujeito nulo, vai outra: Eu pago IPTU assim: Um ano eu pago, dois não. Ainda não aconteceu, mas, quando ingressarem com a cobrança judicial eu faço acordo e vou pagando em suaves mil parcelas. Isso, quando eu pago e assim vai. Cidade abandonada, iluminação pública precária, ruas esburacadas, serviço de limpeza urbana ônibus um caos etc... desse jeito eu não pago. Para os recursos serem utilizados em propinagem Deus me livre! Quando entrar um Prefeito decente quito – com prazer – todos os débitos, imediatamente. (e não adianta falar que está assim porque muitos não pagam que não é por isso não!)

Para o anônimo - que não é nulo - segue o texto abaixo:
“Nos últimos anos, a Prefeitura tem estado presente em toda parte, melhorando a sua vida e de toda a nossa gente. Mas, para que a nossa cidade continue crescendo, precisamos contar com a participação e o compromisso de cada um. Existem varas formas de você contribuir com os grandes avanços que estão acontecendo no nosso município, como, por exemplo, colaborando com a limpeza urbana, respeitando o trânsito, obedecendo às leis e, principalmente, pagando seu IPTU em dia. O IPTU é um tributo de fundamental importância para o desenvolvimento do seu bairro. Ele representa mais serviços públicos, mais obras e mais investimentos para a cidade, e acima de tudo, resguarda o seu imóvel. Por isso é importante que você cumpra o seu papel como cidadão, mantendo em dia as suas obrigações fiscais. Assim, estaremos juntos trabalhando por uma Belém cada vez melhor”. (Duciomar Gomes da Costa – Prefeito de Belém, extraído do carnê do IPTU, grifos nossos).

Fala sério seu Espaço, isso não é um deboche. Dá pena ver no guichê da Big Ben senhoras idosas pagando seu IPTU e a gente sabendo que o pronto socorro não vai melhorar, a vida da gente não vai melhorar, a gente vai cumprir a lei, mas o Prefeito não vai, a gente vai obedecer às leis de trânsito, mas a CTBEL não vai, etc...

Devíamos fazer uma experiência ninguém pagava IPTU durante 1 ano, eu disse 1 ano - no mínimo íamos despertar para constatar a força que a sociedade tem e que adormece anestesiada por causa de anos e anos de desrespeito ao cidadão. Eu votei nulo e, se for o caso, voltarei a votar nulo. Ah, e não vou pagar o IPTU/2010, cansei de papo furado, e ainda, ensino isso para o meu filho, e ele já aprendeu que quem dá dinheiro para pilantra, para gestor ímprobo, para quem não respeita quem lhe confiou um mandato é otário. (ele tá louco para ir comigo de novo às urnas).

Anônimo disse...

caro editor, li nota de V. Sra. que o voto em branco altera o cociente eleitoral.
Isso nao é verdade, pois de acordo com o art. 106 do Código Eleitoral, o cociente eleitoral é apurado da divisao dos votos válidos.
Portanto, o voto em branco serve apenas como protesto contra a classe politica que hoje temos.

Anônimo disse...

VAMOS VOTAR NULO
A democracia não se restringe a um texto pronto e acabado a ser imposto(forma). A democracia se contrói no contexto em que se pretende realizá-la. Portanto, a democracia, ao mesmo tempo que influi sobre a realidadde enquanto valor fundante do mundo democrático contemporâneo, dessa mesma realidade sofre influxos. Noutras palavras, a construção e a consolidação dos valores democráticos numa dada sociedade é resultado de seu texto (valor) e do seu contexto (social, econômico, político e cultural).
De mais a mais, a democracia não se restringe ao ato de escolher ou não de um candidato para exercer um mandado. Se assim fosse seria como passar um cheque em branco e pronto. Em que pese o fato de que essa sensação seja muito forte no eleitor atualmente. Resta ao eleitor,com seu voto,mudar esse cenário e sensação.
De modo que o eleitor faria um grande favor para o aperfeiçoamento da democracia se diante de candidatos (os mesmos dos mesmos, os filhos dos mesmos, com os mesmos viços e vícios)não votasse em nenhum deles. Pois, a insatisfação com os politicos e com a política é crescente na consciência social. Se isso acontecer, a qualidade dos candidatos tenderá a melhorar e diminuirá a frustração do eleitor. O único momento que o eleitor tem de reagir de modo peremptório aos maus políticos é no ato de votar, ainda que tenha outros meios constitucionalmente para exercer no curso de um mandadato,mas via de regra não o faz.
E NÃO ME VENHAM MAIS COM ESSE PAPO FURADO DE LEGITIMIDADE QUE TEM SERVIDO MUITO BEM E CADA VEZ MAIS AOS MAUS POLÍTICOS E POUCO PARA A QUALIDADE DA REPRESENTATIVIDADE DEMOCRÁTICA.

Luiz Ismaelino Valente disse...

Estou com o blog: não é vergonha votar branco ou nulo. É uma afirmação política e democrática. Ninguém é obrigado a escolher dentre candidatos que não lhe inspirem confiança. Voto branco ou nulo porque não tenho outra maneira de expressar o meu descontentamento com "tudo isso que está aí". Dêem-me bons candidatos e, aí sim, terei o maior prazer em escolher um deles.

Anônimo disse...

Por conta disso, não voto em guerrilheira, nem que ela me ponha a matraca na cabeça, nem que os calhões de Navarone me apontem. Nem que que dêem 1.ooo.ooo,oo de euros. Nada, na face da terra, me fará votar em qualquer petista. Nem que que minhas vísceras sirvam de banquete aos urubus do Ver-o-Peso.

Somel Serip disse...

Espaço Aberto, olá !

Fala à sério !

O Voto em Branco é o voto de quem ficou sem saber escolher um dentre todos os candidatos inscritos no pleito eleitoral !
Isto indica, sim, que o Eleitor do Voto em Branco considerou todos candidatos igualmente merecedores do seu voto, só não soube escolher um !
O Voto em Branco é como um chegue assinado, sem conter a quantia, à ser preenchida por outra pessoa no ato da compra !

Se o Eleitor considerar que nenhum dos candidatos seja merecedor do seu voto, esse Eleitor fará, sim, o Voto Nulo : 0+0+CONFIRMA .
O Voto Nulo, por ser tão ofensivo à máfia política, não possui tecla própria na urna eletrônica ! Poderia ser uma tecla preta, concorda ?
Mas é assim mesmo, estão sempre querendo confundir o eleitorado:
• ao igualar o Voto Nulo ao Voto em Branco ;
• na divulgação do resultado apurado, juntam tudo ;
• ao colocarem a tecla branca, muitos eleitores acham que ela serve para anular o voto e
• no horário político, o TSE deturpa a validade do Voto Nulo .
Caro Espaço Aberto, eu sou Eleitor do Voto Sempre Nulo até que o Sistema Eleitoral Político - SEP / TSE, seja Reestruturado de acordo com o que constar no Projeto Popular CNBVN !

Portanto, o Voto Nulo, além de ser o voto para declarar que nenhum candidato merece ser votado, é o voto que exigirá a execução da Reestruturação do SEP/TSE , cujos critérios serão estabelecidos pelos Elos CNBVN !

Se alguém ficou curioso em saber o que é CNBVN, entre na pesquisa do Google !

Pedro Oliveira disse...

Boa tarde, tambem voto nulo, infelismente estamos pedido durante esse ano de eleiçoes so vejo uma saida e é vota nulo.

PS: retirei um pedaço do seu texto para adciona no meu blog http://naoentregomeuvoto.blogspot.com/
espero não ter nem um ploblema.

Diego Magalhães disse...

Vocês acham que se o nulo ganhar na % o Brasil ficará sem presidente? Não! Alguém vai ganhar e assumir. Já que vocês falam que o Brasil está uma bosta, por que não tentar para consertar? Pelo menos estariam tentando algo para suas gerações futuras. Votar nulo é deixar o Brasil como estar.
Não vote nulo. Não vote em branco.