segunda-feira, 1 de março de 2010

Quem tomou a iniciativa do decreto atabalhoado?

É mais que quer saber, é mais quem cavuca para saber qual a gênese do decreto atabalhoado, do decreto estabanado que no final da semana passada incendiou os ânimos no PT.
É mais que está curioso para saber a origem.
A inspiração.
É mais quem gostaria de saber, afinal, de quem foi a iniciativa daquela coisa.
Quem, afinal, redigiu o decreto, colocou a minuta – ou mesmo a versão final – numa pasta e levou-a até Sua Excelência a governadora Ana Júlia para assinar?
Quem terá chegado a ela e dito assim:
- Ana, tem esse decreto aqui. Está dentro daquela linha de deixar o Everaldo apenas com a articulação política e desidratar a Casa Civil das funções administrativas.
Há versões e versões, é claro.
Há quem aposte apenas a Casa Civil, ainda sob a atual gestão – que oficial e formalmente se encerra hoje, com a posse de Everaldo Martins Filho -, é que tomou a iniciativa, em decisão compartilhada com a Consultoria Geral do Estado.
Outra versão indica que os Monteiro – Marcílio e Maurílio, o primeiro secretário de Projetos Estratégicos, o segundo secretário de Ciência e Tecnologia – também deram, digamos, uma mãozinha.
Mas o certo é que todas as versões convergem num ponto.
Foi o núcleo duro que partejou aquilo.
E Ana Júlia?
Assinou sem ler?
Assinou sem tugir nem mugir?
Terá ponderado que era preciso, pelo menos, discutir o assunto com o russo, no caso o próprio Everaldo, que iria assumir?
Terá ponderado a quem lhe levou o decreto que aquilo era insensatez?
E se ponderou, terá ouvido argumentos tão fortes que foram capazes de convencê-la a assinar aquilo?
São indagações.
Mas estas, vocês sabem, são de difícil resposta.

11 comentários:

Bia disse...

Boa tarde, caro Paulo:

desde o início dessa patacoada, quero perguntar a quem entende: a Governadora tem competência de delegar atribuições aos órgãos de Governo. Por exemplo, delegar que a Casa Civil fosse a receptora dos programas federais Pró-Jovem e sei lá o que mais. Porém, quando nesta "delegação" ela intervém em atribuições precíouas do órgão - no caso, a Casa Civil tem e atribuição de efetivar nomeações e exonerações - é simples assim? Não é necessário um decreto que reformule as atribuições da Casa?

Porque assim parece simpkles demais. Outro decreto poderia, por exemplo, mandar que a atribuição de prender e soltar pessoas passasse a ser da LOTERPA. Ou não?

É dúvida mesmo. Não é provocação.


Abração.

Anônimo disse...

Tem outra cagada em menos de uma semana, nomearam Valdir Ganzer assessor especial II, e segundo a Constituição ele não pode e isso caracteriza perda de mandato ou fizeram m....ou ele não quer mais ser deputado, sem ter dito isso pra ninguem e o Airton fica definitivo.

Anônimo disse...

Algumas suposições:
1 - Os assessores que estão à disposição do Projoem, Procampo e regularização fundiária, dependem da caneta do novo Chefe da Casa Civil.
2 - O Staf da Casa Civil, depende da caneta desse mesmo Chefe, incluindo-se aí uma grande parte dos assessores lotados na SEFA, SEPOF,SEGOV, SEDES, órgãos que foram ocupados por pessoas com estritas ligações com o Ex-chefe Claudio Puty. E todos do partido sabem disso!
3 - Os programas que balisam a campanha de Puty, não necessitam apenas dos assessores na função de soldados, mas também de toda a logística que os órgãos que alocam esses servidores possam oferecer. Nesse ponto, lembro, embora não consegui localizar neste blog, um poster de alguém que fala que também a atribuição de designar os veículos da Casa Civil, foram transferidas para o Dr. Paulo Cunha, chefe de Gabinete da Governadora. Dessa forma uma questão absolutamente administrativa, até mais que as aeronaves, sai da Diretoria de Logística, bem como as solicitações de servidores para conduzir esses veículos.
4 - O temor e a incerteza do futuro dos servidores da Casa Civil(exclusivamente dos comissionados) é muito grande, tanto que resultou em reunião do então Chefe Puty, na quinta com todo o staff, tranquilizando e informando que por acordo entre a governadora, o Chefe que sai e o que entra, ninguém seria atingido com exoneração.
5 - Os sucessivos Decretos, resultaram na visita inesperada, sexta passada, por volta das 14 h do hoje Chefe da Casa Civil, Dr. Everaldo, acredita-se que foi verificar in loco o que havia lhe sobrado.
6 - Uma grande parte dos asseclas de Puty, foram alocados na Subchefia e na governadoria, descaracterizando, como pensam, não pertencerem ao Gabinete da Chefia da Casa Civil. Ficaram apenas aqueles que esperam o novo staf chegar e repassar as informações pertinentes.
Portanto caros, tirem suas conclusões.

Anônimo disse...

mais do que esse decreto, pior é o que nomeia o deputado ganzer DAS!!
isso é muita falta de preparo!!!

Anônimo disse...

Caro Poster,
a história nos remete ao núcleo duro do governo. Para lembrar que, quando a atual governadora era simplesmente a vice-prefeita de Edmilson Rodrigues, uma norma que era do desagrado do prefeito - ausente do município, na ocasião - foi "empurrada" pela sua assessoria para que ela regulamentasse a mesma. Foi um deusnosacuda que fez com que Edmilson retornasse imediatamente e revogasse a mesma. A partir deste ato houve a expulsão do consultor-geral do partido; a Ana nunca mais assumiu a prefeitura; e a secretaria de urbanismo teve que ser devolvida ao prefeito.
Então..alguma dúvida ou tem mais história a ser contada sobre este núcleo?

Anônimo disse...

Até onde tenho conhecimento, todos os órgão (secretarias, casa civil, companhias, etc) tem suas competências definidadas através de um organograma e atribuições aprovados pela assembléia legislativa. Qualquer alteração de atribuição, tipo tira deste órgão para passar a outro, tem que ser submetido as comissões da assembléia e depois segue para aprovação ou não pelos deputados. Bia, me corrija se estiver errada.

Anônimo disse...

Anônimo das 21:00 horas está corretissimo, a DDG da SEAD é que faz este meio de campo na reorganização de Órgãos e a ALEPA aprova ou não.
Se na cúpula do gov. fazem estas aberrações imagina nas sevretarias. É o caos e ninguém parece que se importa. Se o governo fose uma empresa privada, já teria falido no primeiro ano de desgoverno.
O povo do Estado do Pará não merece esta desgraça.

Anônimo disse...

E olha que não é por falta de "a$$e$$ore$ e$peciai$"...
O que tem de a$pone$ nesse gobierno democrata-socialista (demo-social com o nosso dinheiro, claro) não é pouco não!!!
A cumpanheirada, mais do que a tucanada, adooooooora uma boquinha!!
Tudo igual, né não?

Anônimo disse...

Cadê o Anderson Belém, que não vem fazer a defesa da governadora?

Anônimo disse...

Tô sentido falta, nessas postagens sobre as constante$ trapalhada$ governamentais, do sr. AndersonBelém (será esse o nome, é algo assim..), aquele paladino radical da gov. Ana Júlia.
Tá meio sumido, hein?!..rs

Anônimo disse...

Já perguntei por ele em outra postagem.
Está sumido desde o desmando do decreto que retirava as algumas atribuções da Casa Civil.
Acho que está com vergonha das trapalhadas dos "três mosqueteiros" mentores da Governadora.