quinta-feira, 4 de março de 2010

Um balancete dos governos tucanos

De um Anônimo, sobre a postagem Falácias e sofismas em meio à caravana dos tucanos:

Não vejo nada de errado um candidato se reunir com as suas bases, principalmente com a necessidade de se trilhar novos caminhos. Aliás, hoje ou se copia ou se faz sem planejamento. Pelo que sei, o ex-governador sempre trabalhou com planejamento e nada mais justo do que partir das bases. O que está errado é tratar de maneira tão leviana os governos do PSDB, nos doze anos passados. Será que dá para aceitarmos que foi só enganação? Parece que obras importantes não foram feitas. Acho que até o pessoal do PT reconhece:
Governo do Almir:
Seus dois mandatos à frente do governo do estado foram marcados pelo investimento em infraestrutura, como o Tramoeste, o novo Estádio Olímpico, a Macrodrenagem, a Alça Viária, o porto de Vila do Conde, entre outros. Gabriel investiu também em obras turísticas. Reformulou a orla do Maçarico, em Salinópolis, e revitalizou diversos pontos turísticos da capital, Belém. Sob seu governo, foram reformados o Forte do Castelo de Belém, a Casa das Onze Janelas, a Catedral da Sé, a Igreja de Santo Alexandre e o Mangal das Garças. Ainda na área turística, o tucano investiu em revitalizações. Transformou o então presídio São José num pólo joalheiro, enviando os presos para penitenciárias do interior. Parte do antigo porto de Belém foi transformada no Estação das Docas, considerado por muitos o cartão postal da cidade.
Governo do Jatene:
Em 15 de fevereiro de 2006
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Mário Couto (PSDB), fez hoje (15) a abertura da sessão solene de instalação do 4º período da 15ª Legislatura. O governador Simão Jatene (PSDB) fez questão de, pessoalmente, fazer a leitura da mensagem do Executivo Estadual dirigida aos parlamentares. Dos 41, 34 estavam presentes.
Também participaram da solenidade a vice-governadora Valéria Pires Franco e secretários especiais e executivos de Estado; o presidente do Tribunal de Justiça (TJE), desembargador Milton Nobre; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Aloísio Chaves; e o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado (MPE), Francisco Barbosa.
Na mensagem de 14 páginas, a mais longa dos últimos três anos, Simão Jatene apresentou os avanços socioeconômicos do Pará nos últimos onze anos. Resultados atestados por indicadores medidos por “reconhecidas” instituições federais que demonstram que “o Novo Pará é mensurável, é mais justo, e afastou definitivamente a nociva prática política de se sobrepor os interesses individuais às necessidades coletivas”.
A mensagem registra a queda acentuada das transferências federais, particularmente a partir de 2003, fruto da crescente concentração de renda nas mãos da União, conforme apontou Jatene. “Isso é um reflexo da falência da federação brasileira, com efeitos danosos à economia estadual e de municípios, como se fosse possível a construção de um país forte com entes federados fracos”, analisou o governador.
A renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), imposta pela Lei Kandir, que penaliza Estados exportadores como o Pará, também foi outro ponto atacado na mensagem governamental. Desde 1996, ano da edição da lei, as perdas acumuladas do Estado e municípios chegam a R$ 8,4 bilhões. Somente o Pará perdeu R$ 6,3 bilhões. “Uma realidade que exigiu um esforço incomum para contraditar teses da desinteligência ou da orientação sabidamente partidária e equivocada”, disse Jatene.

6 comentários:

Anônimo disse...

Como disse o andersonnbelem, isso é mais uma falacia. Se o governo neoliberal do PSDB realmente foi bom como canta em verso e prosa este anônimo em sua postagem, porque que eles perderam a eleição para o PT?como foi tratado os trabalhadores na gestões de almir e jatene? no campo um holocausto de trabalhadores rurais que enojou o mundo inteiro,nas cidades demissões em massa. E concurso público por que o governo do "novo pará" foi incapaz de realizar, porque vc anônimo não fala das privatizações irresponsaveis do teu governo, e os programas sociais por que nunca aconteceram? Ora faça meu favor, esse tal de andersonnbelem parece que estava certo mesmo, pois os tucanos nunca ouviram a sociedade e agora em vespera de campanha querem diálogar, que FALÁCIA!

Anônimo disse...

xiiii, se basear no andersonbelém, aquele que vive no "paraíso" da DonAna?!
putz! isso lá é parâmetro de credibilidade!
Repito: todos iguais, uns prometem mais outros prometem menos, ambos metem e enganam sempre.

Anônimo disse...

Volta, Jatene!!! Volta logo!!!

Anônimo disse...

Fala sério! Esse almir gabriel foi o pior governador que o PARÁ já teve. Ele, se formos fazer uma analise de sua JESTÃO, foi o melhor PREFEITO que Belém já teve, mas para ELITES daqui. Ao resto do estado só ficou na promessa é só vê as COISAS que ele fez, estão relacionadas na prostagem ai em cima. E o que ele fez foi tudo obra com custo banacad pelo GOVERNO FEDERAL, ai fica uma barbada. Pra ser mais séria essa discussão é só vê os indicadores do IBGE no período de seu almir gabriel - não vale nem a pena dar letras maisculas a ele - vai ficar comprovado - com números a nossa decadência. O PSDB, como umtodo no BRASIL, só vive de PROPAGANDA e foi isso que esse almir fez durante os seus oito anos e depois com o fracassado de jatene. Esse ainda vem com a proposta "o pará que queremos" sai pra lá cabloco. Vai pescar e deixa o pará crescer sério. Finalmente até hoje não etá explicado as verbas que ele dava a um grupo de counicação que se vendia ao psdb.

Anônimo disse...

O anônimo das 07:32h continua preso em premissas que empacam o desenvolvimento. Se continuar olhando um lado paternalista - uns trabalham para outros usufruem - o seu pensamento está correto. Mas quem disse que privatizar é irresponsável? Há não ser que alguem se locuplete com isso. Nesse caso uma representação partidária ou um sindicato entra na justiça e cobra de quem se locupletou. Simplesmente falar é muito fácil. Sobre o que foi feito pelo PSDB foi feito mesmo, ou você contesta? Leu o que foi escrito? O governo Jatene não era parceiro do Governo Federal. Mesmo assim, fez o que pode e fez bem. Sobre os benefícios sociais, o que é melhor: o governo administrar empresas - ou simplesmente dar dinheiro - ou fazer infraestrutura e criar condições para a iniciativa privada? Os países da Cortina de Ferro foram pro beleléu, Cuba tá minguada a Venezuela, com petróleo e tudo não é um paraíso. Ah sim, essa violência mencionada continua no Governo atual. Ela não foi criada pelo PSDB. Isso tem mais a ver com um processo migratatório gigantesco - compare o crescimento populacional do Pará e do Amazonas nesses 40 anos - que ocorre para o nosso estado, criando um ônus social sem fim. A maioria não trás nada. Só incha nossas cidades ou cria embaraços no campo. A nossa renda "per capta" é uma das menores do país. Além desses malefícios, esse pessoal que vem acaba sendo massa votante de partidos "populares", como PT que apoia, inclusive, atos de violência do MST - olha somente o lado deles e esquece a ilegalidade que praticam. Isso é parte da resposta sobre: por que o PT ganhou a eleição? Somou-se o as massas controladas pelo Feudo Jader(PMDB) que apoiou o PT, completando a resposta.

Anônimo disse...

O primeiro anõnimo perguntou porque o PT ganhou. A resposta é simples: Jader.