segunda-feira, 1 de março de 2010

UNE lamenta a morte de Neuton Miranda

De um Fausto Bulcão Neto, vice-presidente da UNE no Pará e Amapá, sobre a morte do presidente regional do PCdoB:

Os últimos dias foram de imensa tristeza e luto para o povo do Pará. Aproximadamente às 23 horas do último sábado falecia Neuton Miranda, vítima de um infarto enquanto distribuía títulos de terra para ribeirinhos da cidade de Belterra (PA), a serviço da Gerência Regional do Patrimônio da União.
O falecimento de Neuton é uma perda irreparável não só para os militantes do PCdoB, partido do qual era presidente no Pará, mas sim para toda a sociedade brasileira e mais intensamente para aqueles partidos e movimentos que tem em suas raízes a identificação com as causas dos trabalhadores.
A nossa nação perdeu um valoroso cidadão e a esquerda brasileira terá que seguir caminho na ausência de seu mestre determinado e inconteste líder. A União Nacional dos Estudantes, entidade que durante seus mais de 72 anos de história sempre esteve presente nas lutas populares, se sente no dever de prestar a última homenagem a este grande lutador do povo que foi Neuton Miranda.
Foi quando assumiu a tarefa de ser vice-presidente da UNE na gestão encabeçada pelo valoroso Honestino Guimarães, até hoje desaparecido por ousar enfrentar o regime de exceção, que a história de Neuton se cruzou com a história da UNE em um dos momentos mais decisivos da luta política, momento em que os estudantes se mobilizavam no país inteiro para resistir à atroz ditadura que usurpou dos brasileiros a oportunidade de viver em uma sociedade com o mínimo de legalidade democrática. Mesmo na clandestinidade, o camarada “Viet” (codinome clandestino) não se eximiu de ajudar a construir a nossa entidade, escrevendo seu nome na história da resistência estudantil.
Todas as dificuldades impostas pela vida foram sempre superadas de forma coerente e sábia por este grande militante. Sua vida foi marcada pelo vigor revolucionário dos justos e pela valentia de um guerreiro que morre sem nunca ter baixado a cabeça ou estremecido em suas convicções nos momentos em que era atacado pelas elites e pelos oligarcas aos quais combatia.
É por isso que a União Nacional dos Estudantes também chora a morte de Neuton Miranda e ao mesmo tempo conclama todos os estudantes a manterem a sua luta, pois seu exemplo de vida engrandece a rebeldia da juventude e dignifica a honra e a glória daqueles que bravamente fizeram a opção de cerrar fileira ao lado das lutas do povo.
A UNE lamenta a grande perda na certeza de que as lembranças do nosso ex-vice-presidente que hoje nos fazem chorar desde já nos impõem o dever de continuar seu legado, imbuídos da mesma convicção inabalável que lhe caracterizou em vida.
O homem se foi, mas sua biografia e seus ideais continuarão eternamente a embalar os sonhos daqueles em cujos corações ainda arde a chama revolucionária do socialismo e a certeza de que só a luta muda a vida.
Neuton Miranda, presente!

FAUSTO BULCÃO NETO
Vice-presidente PA/AP da UNE
www.unemaisforte.blogspot.com

2 comentários:

Anônimo disse...

O fausto era dirigente da DS/PT, mas rompeu e se filiou na UJS/PCdoB...
ele mais o Pedro Fonteles (diretor da UAP/UJS) que é filho do paulo fonteles e irmão do Paulinho, sao uns dos grandes nomes da nova geração de dirigentes do movimento estudantil do pará, junta-se a eles o tiago Ventura e o igor normando

Anônimo disse...

Com as gordas verbas federais do gobierno Lula a UNE, outrora aguerrida e opositora, hoje é apenas uma entidade chapa-branca.
Mais uma.
Muda e conivente com o lamaçal que cerca o planalto central.
Essa é , infelizmente, a "esquerda" atual, afinada e claque de Lula, Sarney, Renan, ZéSaidaíDirceu e toda a thurma.