terça-feira, 2 de março de 2010

Caravana tucana vai a Salinópolis e São Domingos do Capim

A caravana do Projeto “O Pará que Queremos”, desenvolvido pelo Instituto Teotônio Vilela, visitou no último final de semana os municípios de Salinópolis e São Domingos do Capim, ambos administrados pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em São Domingos do Capim, o debate foi marcado pelo encontro histórico de três lideranças políticas tradicionalmente antagônicas do município: Marçal Palheta (PMDB), Yoiti Nakata (PTB) e Padre Pinheiro (PSDB), reforçando o caráter suprapartidário das reuniões.
Os encontros reuniram centenas de pessoas nos dois municípios e foram engrossados por caravanas vindas de cidades do entorno e por políticos de diferentes colorações partidárias, como o presidente do PP de Castanhal, Pedro Brasil, que acompanhou a reunião em Salinópolis. Em São Domingos do Capim, por exemplo, algumas pessoas viajaram por quatro horas de barco, vindas de áreas mais distantes do município, apenas para participar do debate.
O presidente de honra do Instituto Teotônio Vilela e ex-governador do Pará, Simão Jatene, explica que as reuniões demonstram que os desafios para o desenvolvimento do Estado ainda são muito grandes. “A classe política tem uma grande dívida com a sociedade e estes encontros demonstram que temos respeito e reconhecemos a importância da população. Um projeto de governo não pode ser construído sem que se saiba o que a população realmente quer. É preciso ter cuidado com a aplicação dos recursos públicos para que sejam canalizados para as áreas onde realmente vão atender os interesses do conjunto das pessoas. E é impossível fazer isso sem ouvir a comunidade”, afirmou.
Nas duas cidades a população apresentou várias demandas concentradas principalmente nas áreas de saúde, educação, transporte e turismo. Em Salinópolis, um grupo de moradores coordenado pela professora Marlúcia Nunes apresentou um manifesto onde pediu a reforma e ampliação dos serviços do hospital municipal, hoje sucateado, a implantação de redes de esgoto e de sistemas de água nos bairros além de investimentos em infra-estruturar turística.
Para a diretora da rádio comunitária de São Domingos, Zezé Palheta é fundamental que se estabeleçam políticas para a geração de renda dentro do município. “O atual governo criou um programa para distribuição de uniformes escolares, mas esqueceu da economia local. As costureiras de São Domingos perderam renda. É importante que programas como esse sejam viabilizados por cooperativas de costureiras dos próprios municípios”, afirmou.
“Precisamos reativar urgentemente o programa médico 24 horas, que foi extinto na atual gestão estadual, deixando os municípios do interior à míngua. Outro programa que precisa ser reativado é o Luz Para Todos, que há dois anos, não coloca um poste nas comunidades rurais do interior”, afirmou vereador Márcio Lopes (PTB), de São Domingos do Capim.
Para o senador Flexa Ribeiro, um dos coordenadores do projeto, a participação popular nas discussões têm sido fundamental para a construção do programa de governo que será apresentado pelo PSDB nas próximas eleições. “Estamos indo até os municípios e chegando até as comunidades rurais, verificando a realidade do povo paraense, ouvindo suas demandas porque só assim poderemos construir um programa que possa atender as reais necessidades dos paraenses. O momento agora é de ouvir e não de falar”, afirmou o senador.
Também participaram das reuniões, o ex-prefeito de Salinópolis Di Gomes, os deputados federais Nilson Pinto, Wandekolk Gonçalves e Zenaldo Coutinho, o senador Mário Couto e os deputados estaduais Ítalo Mácola e Manoel Pioneiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa caravana é uma piada. Há pouco, estavam no comando do estado e agora querem disutir o Pará..rsrsrs!

Anônimo disse...

Volta, Jatene!!! Volta logo!!!

ANDERSONNBELEM disse...

Mais uma vez a oligarquia que governou o Estado do Pará por durante 12 anos tenta mascarar a realidade enganando o povo de forma sorrateira e demagoga, Com o slogam "O Pará que queremos" o PSDB tenta fazer a população pensar que eles podem construir um Pará mais justo. Mais ora, não foram eles que governaram este Estado por 12 anos? e mais, não foram eles também que governaram este país por 08 anos? pois bem, parece que todos esses anos não foram suficientes para este partido (PSDB) construir um País e um Estado diferente, quantos anos mais será preciso para que este grupo oligarquico construa "O Pará que queremos"?
É, o PSDB em seus devaneios parece acreditar que o povo do Pará irá acreditar neste slogam falaciano. O ex-governador Simâo Jatene sofisma ao falar em um projeto de governo que possa diálogar com a sociedade, mente ainda ao falar na utilização do dinheiro público, pois todos nós sabemos que nos governos tucano a população nunca fora ouvida, mesmo porque historicamente está nunca foi a prática deste partido, e em relação a utilização do dinheiro público faço eu uma pergunta, onde foi parar os 450 milhões de reais da venda da Celpa? está é apenas uma das interrogações que nunca foi esclarecida.
Falou-se também que há 02 anos o programa luz para todos não coloca um poste no interior do Estado, mais que mentira discarada, pois só nos dois primeiros anos de governo da Ana Júlia foram ultrapassadas mais de 150 mil ligações em todo o Estado em quanto que no governo passado foram feitas apenas 88.144 ligações.
Desesperados em pensar que podem ficar mais quatro anos longe do poder, os tucanos estão investindo alto em jogo político que envolve sobretudo discursos demagógicos , hipócritas e mentirosos, todavia a sociedade está atenta para politicagem praticada pelo seu Jatene e sua quadrilha.

Para reflexão: caso rede CELPA
A CELPA foi privatizada em 1997, ao custo de míseros R$ 450 milhões (míseros porque A CELPA valia muito mais) para o grupo Rede. Na época do processo de privatização, o então secretário estadual de Planejamento, Simão Jatene, garantiu que, com o serviço nas mãos da iniciativa privada, o preço da tarifa iria cair. “o cálculo do valor econômico da empresa é considerado por uma parte dos ganhos de produtividade, que esperamos alcançar na privatização, e serão transferidos para a tarifa. O que significa que a tendência da tarifa é manutenção ou mesmo o declínio, não elevação”. ( jornal O Liberal 06/12/02)
E aí! a sua tarifa de energia ficou mais barato? E os 450 milhões,alguém pode nos dizer onde foi parar? É, o Pará que o Jatene quer vai mais uma vez ser execrado pelo povo!

Anônimo disse...

muito bom anderson,vc faz agente refletir. a minha tarifa só vez aumentar e o dinheiro deve estar na conta do almir e jatene.

Anônimo disse...

Alguns pontos, meu caro PB:

1) O anônimo das 22:25 deveria provar se o dinheiro da venda da Celpa está na conta dos ex-governadores Almir Gabriel e Simão jatene;
2) Será que a dinheirama do Kit Escolar(quase 100 milhões de reais) está na conta da governadora Ana Júlia?
3) Quanto ao tema "O Pará que Queremos", meu caro Anderson, é verdade que os tucanos passaram 12 anos no poder. Mas é mais verdade ainda que esse governo petista Anajulista destruiu esse Estado em quase 4 anos de desgoverno, daí a saudade dos tucanos por onde se anda pelo interior desse grande Estado;
4) No mais, dê uma volta pelos municípios e ouça a voz rouca das ruas: coisa boa, com certeza, eles não se está falando da Ana Júlia.

a) Edyr Batalha

Anônimo disse...

esse anônimo das 23:01 é muito puxa saco do almir e jatene mesmo e ainda quer justificar um erro gravissimo do governo Almir e Jatene com um erro do governo da Ana. Parei pra te anõnimo!