No AMAZÔNIA:
O Rio comemora hoje o Dia de são Sebastião, padroeiro da capital fluminense. Para celebrar a data, haverá as tradicionais procissões e cortejos festivos organizados pela Arquidiocese do município. De acordo com a Guarda Municipal do Rio, mais de cem agentes vão atuar no controle urbano durante a procissão em homenagem ao padroeiro. O cortejo irá passar por ruas da Tijuca, do Centro e da Glória. As celebrações católicas começam às 10h, com missa solene na igreja dos Capuchinhos, na paróquia são Sebastião, na Tijuca (zona norte do Rio), e prosseguem durante todo o dia.
Além de missas, procissão, espetáculo teatral, a Arquidiocese do Rio ainda promoverá coleta de alimentos destinados a doações em todas as 252 paróquias. As doações também poderão ser feitas durante a procissão, em carros que acompanham a imagem do santo e em diversos pontos fixos - o principal vai funcionar na catedral de são Sebastião, na avenida Chile, no centro.
Feriado - Ao contrário de outras capitais, o Rio tem seu feriado no dia do padroeiro e não na data de sua fundação - dia 1º de março. Para historiadores, essa diferença se deve à tradição do feriado de são Sebastião, celebrado desde 1568.
A primeira igreja da cidade foi uma homenagem a são Sebastião. Há mais de 400 anos, foi erguida uma pequena capela onde hoje é o bairro da Urca, na zona sul.
Belém - A Paróquia de São Sebastião, no bairro da Sacramenta, abre hoje, às 7h, com uma procissão, as comemorações do Dia de São Sebastião. A romaria sai da frente da empresa Auto Socorro Magela na avenida Pedro Álvares Cabral com a avenida Doutor Freitas e segue em direção à paróquia para uma missa às 8h30. Ao meio-dia haverá outra missa e logo após um almoço no salão da Paróquia. Às 19h será a última missa e no final a tradicional queima de fogos.
Segundo o padre Fábio Luiz Quintal Gama, Pároco da Igreja de São Sebastião em Belém, não haverá procissão na parte da noite para não causar congestionamento no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário