sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Concursados farão ato

No AMAZÔNIA:

Aprovados da Associação dos Concursados do Pará farão um protesto na próxima semana para exigir nomeação imediata. Durante reunião ontem, no pátio do Centur, foi marcada a manifestação para o próximo dia 21. No encontro, dezenas de concursados - inclusive pessoas do interior do Pará - se atualizaram sobre o mandado de segurança impetrado em dezembro para que a Justiça force o Estado a colocar os concursados no lugar dos temporários, ainda ativos no governo estadual.
A concentração será no Centro Arquitetônico de Nazaré, a partir das 9h da próxima quinta-feira. De lá, os manifestantes sairão acompanhados de carro-som, segurando faixas e com apitos para chamar atenção. O trajeto termina no Centro Integrado de Governo (CIG), na avenida Nazaré. Questionado se a pista será bloqueada como no último protesto, há um ano, o presidente da associação, Emílio Almeida, deixou a decisão para o humor dos concursados no dia do protesto. 'Se vamos fechar? Vamos ver. Não é baderna, é uma articulação para nomeação dos aprovados', disse.
Quando começou a articulação dos aprovados, em 2008, havia cerca de 8 mil por serem nomeados. Em torno de 2 mil já começaram a trabalhar até hoje, ritmo considerado lento por Emílio. Segundo ele, o governo do Estado retarda as nomeações para contratar trabalhadores temporários. Segundo o presidente da associação, agora em janeiro vários servidores temporários foram nomeados. 'O governo não cumpre o Termo de Ajustamento de Conduta e por isso o Ministério Público deve cobrar isso, como me falou o promotor Alexandre Couto Neto, responsável pelo assunto', disse.
Professor na rede municipal da cidade de Baião, a 315 quilômetros de Belém, Clodoaldo da Silva Bohadana fez o trajeto de quatro horas em um ônibus para chegar à capital e participar da reunião realizada ontem. 'Eu estudei um ano para passar e agora a governadora não quer nos chamar. Para o protesto, quero vir em uma van cheia de outros aprovados de Baião e Mocajuba', afirmou Clodoaldo, aprovado para a função de técnico de educação no concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Nenhum comentário: