segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Pará é mesmo terra sem lei

Na coluna Holofote, da Veja desta semana, sob o título acima:

O presidente do conselho da siderúrgica Cosipar, Luiz Carlos Monteiro (na foto), tenta há um ano convencer o governo do Pará a cumprir uma ordem de reintegração de posse emitida pela Justiça. Uma de suas reservas florestais em Marabá foi invadida por um filhote do MST, a Associação dos Agricultores Rurais Unidos, em dezembro de 2007. Os sem-terra desmataram e lotearam a área. A devastação ambiental foi comprovada por uma inspeção do Ministério Público Estadual e por outra do Ibama realizada no mês passado. A governadora Ana Júlia Carepa, do PT, diz que não realizará a reintegração de terra à força e espera a anuência dos invasores para cumprir a sentença.

-----------------------------------------

Do Espaço Aberto:

O Supremo Tribunal Federal aprecia, no momento, um pedido de intervenção federal no Estado, a pedido da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes (STF), já pediu informações à governadora Ana Júlia sobre as reintegrações de posse em seu governo.
Ela vai responder.
Dirá o que disse na entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo: que nunca antes, jamais na História do Pará, um governo como o dela cumpriu tantas decisões judiciais mandando reintegrar donos de terra na posse de suas propriedades esbulhadas.
Dirá, por exemplo, que no primeiro ano do atual governo foram cumpridos 40 mandados de reintegração de posse rural e urbana, na região metropolitana, sul, sudeste e noroeste do Pará, todos de forma pacífica.
O ministro, com base nisso, vai rejeitar liminarmente o pedido de intervenção.
É preciso ter bola de cristal para prever tudo isso?
Claro que não.
É porque, em casos do gênero, sempre foi assim.
Por que, desta vez, será diferente?

5 comentários:

Anônimo disse...

Aliás, esse é O governo COMO NUNCA SE VÍU na história desse país!
O "prazo de validade" tá pra acabar e o governo ainda não começou.
Orra meu!
Só enrolation e embromation.

Anônimo disse...

Luís carlos Monteiro falando de descumprimento de ordem judicial!! Logo ele campeão em descumprimento das mais elementares normas ambientais inclusive com o uso indiscriminado de carvão ilegal pela sua guseira COSIPAR, sendo por isso reiteradamente autuado pelo ibama, haja cara-de-pau.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:24,
Vc está falando do IBAMA?, aquele que liberava carregamentos de madeira que tivessem os adesivos oPTei na época da campanha de Ana Júlia para o senado?

Anônimo disse...

blogueiros: olhem o site do STF. O Gilmar MENDES vai analisar o pedido de intervenção no PARÁ.

Anônimo disse...

Não concordo com intervenção efetivamente. Mas do jeito que está não dá.

Já virou bagunça generalizada essas invasões de terra. E o pior, tudo financiado com o nosso dinheiro...