quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Caixa apresenta proposta e assembleia decide nesta quarta

No blog Artban Pará, sob o título acima:

Bancários conseguiram retomada das negociações, que avançaram com o acréscimo de contratações no total de 5 mil e de abono de R$ 700, além da PLR. Comando reúne às 10h da manhã desta quarta para tirar orientações às assembleias desta quarta à tarde, nos Sindicatos em todo o país. E na assembleia, você decide!
Valeu a força da greve e a insistência do Comando Nacional dos Bancários, que permanece em Brasília há dias buscando a retomada das negociações. Na noite dessa terça-feira (20), a direção da Caixa Econômica Federal apresentou uma nova proposta em que manteve os itens da anterior e acrescentou a contratação, desde já, de 5 mil bancários, mais um abono de R$ 700 distribuído linearmente entre todos os trabalhadores a ser pago na folha de janeiro.
A Caixa manteve, ainda, o compromisso de não descontar nenhum dos dias parados e a compensar o período de acordo com a convenção assinada pela Fenaban, mas até 18 de dezembro. A direção do banco assumiu o compromisso de, após assinatura do acordo, discutir uma proposta mais perene para a regra da PLR.
O presidente do Sindicato dos bancários de SP, Luiz Cláudio Marcolino, que faz parte do Comando Nacional dos Bancários e participou da reunião em Brasília, informa que esse é limite das negociações. “Foi o que conseguimos arrancar da direção da Caixa para evitar o julgamento do dissídio que traz o risco de perda de direitos e de desconto dos dias parados”, diz Marcolino.
“Cada trabalhador deve saber até onde pode ir e que decisão tomar, se a proposta feita pela Caixa é suficiente para encerrar a greve ou não. E essa decisão será declarada na assembleia desta quarta-feira, que é soberana”, destaca Marcolino. “É muito importante que todos os trabalhadores participem para manifestar sua vontade”, completa Marcolino.
O presidente do Sindicato convoca todos os trabalhadores à união. “Fizemos uma das mais fortes e bonitas greves do movimento sindical bancário. Chegamos nessa quarta-feira ao 28º dia de paralisação. Vamos manter a união e solidariedade que foi o eixo das vitórias conquistadas pela categoria em 2009.”
Conciliação – Com a apresentação da proposta, a Caixa Federal, vai pedir a adiamento da audiência de conciliação que aconteceria nesta quarta-feira 21, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Nenhum comentário: