segunda-feira, 1 de junho de 2009

Romeiros agora terão onde ficar

No AMAZÔNIA:

A prova de que o dízimo e a força de fiéis podem levantar grandes paredes se deu com a construção da Casa de Plácido, um Centro de Acolhida ao Romeiro, inaugurada ontem, pela Basílica Santuário de Nazaré. Uma missa celebrada por Monsenhor Cid, que junto com dom Orani João Tempesta, ex-arcebispo da Arquidiocese de Belém, e padre Ramos, reitor da Basílica, foram os grandes incentivadores e coordenadores do projeto, marcou a inauguração do espaço, que contou com a presença de cerca de mil convidados, a maioria, voluntários da Campanha do Metro Quadrado, que recebeu doações de 'construtores' da Casa de Plácido por doarem a quantia de R$ 1 mil por metro quadrado construído na obra.
Instalada no subsolo do Centro Social de Nazaré, a Casa de Plácido é equipada com praça de alimentação capaz de receber até 200 pessoas por hora, com 20 banheiros e vestiários femininos e masculinos, inclusive para deficientes físicos e visuais. O local também dispõe de uma enfermaria apta a receber até cinco pacientes, que, em caso de emergência, contarão com profissionais de saúde voluntários e que pertencem à paróquia de Nazaré.
Regina Ventura, coordenadora da Associação de Devotos da Casa de Plácido, esclarece que o local não funcionará como uma hospedaria, mas como uma casa de acolhida que deverá, principalmente, atender romeiros que necessitem de apoio social e religioso. 'É importante informar que a Casa de Plácido é um lugar de acolhimento. Quem chegar aqui será muito bem recebido pelos voluntários. A Casa vai funcionar 24 horas durante o Círio e até mesmo o lava-pés vai estar à disposição dos romeiros', afirma a coordenadora.
Até mesmo um fraldário e uma ampla cozinha estarão à disposição dos romeiros que se instalarem na Casa de Plácido, que recebeu, ainda, adaptações exclusivas para portadores de necessidades especiais, como rampas largas. Um espaço para exposições de arte também pode ser encontrado na casa, que preparou uma área para receber objetos de promesseiros.
A aposentada Joana Silva Araújo, de 71 anos, é uma das 'construtoras' da Casa de Plácido'. Ela conta que pagou seu metro quadrado sem dificuldades e com muito prazer. 'Sou vizinha da Basílica e vejo o esforço que é feito para realizar obras desse porte', diz dona Joana.

Nenhum comentário: