sábado, 13 de junho de 2009

E Belém, mais uma vez, “neca neca”

Belém, decididamente, está mesmo em baixa.
Depois que foi alijada da Copa 2014, então, nem se fala.
O Globo Repórter de ontem apresentava ampla reportagem sobre a Amazônia.
Eis que a coleguinha Daniela Assayag, baseada em Manaus, aparece falando sobre pescado e outros produtos amazônicos.
Onde ela estava?
No Ver-o-Peso.
Mas nenhuma palavra sobre Belém.
O Pará, sim, foi citado.
Mas Belém, neca neca, como diria o mestre Jaime Bastos, em suas inesquecíveis narrações esportivas.
Aliás, e por falar em Jaime Bastos, por que gente da qualidade dele deixa de narrar futebol, hein?
Alguém pode responder?

4 comentários:

J.BOSCO disse...

Belém é terra do já teve...
Estamos sem auto-estima, não é de hoje.Essa perda da copa cozinha da Ana Júlia foi o tiro de misericórdia!!!
Ninguém suporta mais aquele entroncamento estressante,
aquela Augusto Montenegro medônia,os postos de saúde morrendo,políticos pedófilos,exploração sexual infantil,aquele terminal rodoviário do tempo do Ronca,governo sem obras...
Pela cidade,nada!Já os interesses particulares,TUDO!!!!!!!!
abs

Anônimo disse...

Hoje resolvi caminhar pelo meu bairro e fiquei chocado com tanta sujeira. Era lixo por toda parte, nas calçadas e no meio fio. Aí, eu pensei: ainda bem que não vamos passar vergonha na Copa, já passamos no Forum Social, chega!
Belém está no limite do abandono, suja, sem saúde pública, sem segurança, sem aula nas escolas públicas onde a educação é de má qualidade, ônibus imundos dirigidos por motorista grosseiros que mais parcem marginais, padarias e lanchonetes sem hiegiene. Uma visão do inferno. Como se não bastasse, o paraense deixou Há décadas, de ter orgulho do que só então era nosso: o cupuaçu, a pupunha, o bacurí, o açaí, a copaíba e a andiroba. Hoje isso tudo é produto da Amazônia. Morro de raiva da tal "castanha do Brasil". Até o tacacá não é mais exclusividade nossa. E o turismo? É só promessa. Não adianta dizer que a culpa é deste ou daquele governo, a culpa é de todos nós que deixamos isso acontecer sem reagir.

Francisco Sidou disse...

Mestre J.Bosco tem toda razão. Ninguém mais aguenta tanto abandono e descaso com a nossa bela Belém. Perdemos a Copa para nós mesmos.Para a nossa baixa estima e pouco zelo pelos valores de nossa rica cultura. Também tomei um susto quando vi no Globo Repórter a repórter amazonense Daniela Assayag mostrando a exuberãncia dos sabores e cores de nossas frutas no Ver-o-Peso sem falar que estava em Belém . Um detalhe: a castanha do Pará virou castanha do Brasil. Por pouco o açaí não foi mostrado como fruta do Amazonas.Nesse ponto até que ela foi "condescendente" e visitou uma fazenda de Igarapé-Miri,o maior produtor de açaí do Pará. Todavia,nas barracas do Amazonas, em feiras e exposições pelo Brasil,o açaí faz parte do cardápio da barraca, juntamente com a "castanha do Brasil".
Mestre Bosco,não tenho dúvidas de que até a Copa 2014, vamos acaber perdendo para Manaus o nosso ícone maior ,o açaí. Sim,porque em termos de marketing, Manaus "está podendo" e nós cada vez mais "escondendo" a nossa vergonha de não saber escolher melhores dirigentes para nosso Estado e para nossa bela cidade. Até quando ?

Anônimo disse...

O que uma cidade dominada por "flanelinhas marginais" que se reunem em assiciação pra explorar atividade ilegal de extorsao quer alem do esquecimento da perda da identidade?
Nao aguento mais pensar em Belém. Belem é o caos; é a sujeira, é a pichação; é a malandragem que assalta nos sinais.
Nunca se diga que isso é mazela de cidade grande. Não é. É mazela de um povo pequeno, inerte, acanhado.
Nessa cidade só o que se salva é a imprenssa que não esconde suas mazelas. Mas ate mesmo a impressa tem hora que se serve dos conchavos politicos pra defender interesses.
Sinceramente hoje quando estudo pra passar em concurso eu sonho com o dia que vou sair de Belém com a minha familia. Quero falar lá fora que sou Paraense, mas nao quero mais viver aqui. Quero voltar pra passear, mas nao quero conviver numa cidade em que as calçadas são ocupadas, em que um aglomerado de pau-velho vira barraquinha de churrasco.
Gente porca, mal educada e vadia que justifica a desorganização com a carencia do povo.
Uma cidade em que criminosos dirigem kombi de lotação clandestina nao merece sediar nenhum evento. Uma bagunça generalizada no transito, gente se que se mata em favela, escolas aborrotadas de alunos perdidos e professores condescendentes.
Quer ter orgulho de que Belem? o que pretendes que o futuro traga pra vida dos teus cidadãos?
Um governo pifio e sem identidade. Um povo passivo olhando a cidade se deteriorar.
Belem não merecia ter um evento tao grandioso. Os vizinhos merecem. Eles estão certos em alardear um orgulho que se ve materializado na cidade em que moram.
Belem é potencialmente linda, mas esta acabada, esta entregue a uma letargia que contamina ate a alma de quem vive nela.

Belém, eu so me refiro a ti porque te queria como era antes, nao como estas agora.